

“Lilo & Stitch” e “Missão: Impossível” impulsionam o verão nos cinemas
As salas de cinema tentam recuperar os níveis de audiência anteriores à pandemia com filmes familiares e de aventura que apelam a públicos diferentes.
A nova versão de “Lilo & Stitch” e a mais recente aventura de Tom Cruise em “Mission: Impossível” levaram multidões às salas de cinema e ajudaram a estabelecer um recorde de bilheteira para o fim de semana do feriado do Memorial Day nos EUA.
As receitas dos 10 filmes mais vistos ascenderam a 326,7 milhões de dólares nos Estados Unidos e no Canadá, de acordo com as estimativas da Comscore sobre as vendas de bilhetes de sexta a segunda-feira. Isso superou o recorde anterior de US $ 314,3 milhões para o fim de semana de férias, estabelecido em 2013, quando o sexto filme “Fast & Furious” estreou, embora o valor agora obtido seja inferior quando atualizados os valores mais antigos para preços atuais.
Estes resultados foram uma notícia positiva para o negócio do cinema que continua abaixo dos níveis pré-pandémicos de venda anual de bilhetes. As greves laborais de Hollywood em 2023 e a concorrência dos serviços de streaming também prejudicaram o setor.
O público familiar assistiu a “Lilo & Stitch”, uma versão em ação real do filme de animação de 2002 sobre um alienígena travesso acolhido por duas irmãs no Havai.
Os fãs de Cruise também apareceram para ver o ator e as suas acrobacias que desafiam a morte em “Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final”, o oitavo filme da série que está a ser promovido como a última aparição de Cruise no papel de Ethan Hunt.
“Esse sucesso transformou-se num impulso significativo”, disse Shawn Robbins, diretor de análise de filmes para o vendedor de bilhetes Fandango e fundador e proprietário da Box Office Theory. “Dois grandes estúdios lançaram dois filmes muito diferentes para públicos muito diferentes, e mais uma vez provaram que o cinema ainda é uma peça importante do tecido da cultura pop”, disse Robbins.
As vendas de bilhetes este ano, nos EUA e Canadá totalizam neste momento 3,1 mil milhões de dólares, 22% mais do que no mesmo período em 2023, mas ainda 28% abaixo do ano pré-pandêmico de 2019, afirma a Comscore.
Os novos filmes deste fim de semana também geraram fortes vendas fora da América do Norte.
“Lilo & Stitch” adicionou US $ 158,7 milhões em mercados internacionais para um total global de US $ 314,7 milhões.
“Missão: Impossível”, arrecadou $205,5 milhões em todo o mundo, com $127 milhões vindos de fora dos Estados Unidos e Canadá.
Os proprietários de cinemas esperam que o entusiasmo continue durante o resto do verão, a maior temporada de cinema de Hollywood que analistas dizem ser responsável, em média, por 40% do volume de negócios anual. Projeções apontam para a melhor temporada dos últimos anos.
Na lista de próximos lançamentos estão um novo filme com o “Super-Homem”, um remake de ação ao vivo do filme de animação “Como Treinares o Teu Dragão” e “F1”, protagonizado por Brad Pitt como piloto de Fórmula 1.