27 Fev 2017 5:57
"La La Land" não cumpriu o favoritismo que tinha à partida e perdeu o Óscar de melhor filme para "Moonlight" num final de cerimónia atabalhoado e confuso onde Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram o vencedor errado na categoria de melhor filme – os dois atores do filme "Bonnye & Clyde" receberam um envelope trocado com a indicação do vencedor da categoria mais importante da noite.
Mesmo assim, o musical de Damien Chazelle ganhou seis estatuetas, incluindo melhor atriz (Emma Stone) e melhor realizador (Chazelle, que aos 32 anos se tornou no mais jovem de sempre a ganhar nesta categoria).
Partindo com 14 nomeações, "La La Land" ficou longe do recorde de onze vitórias de "Titanic", mas logrou ainda triunfos nas categorias de melhor fotografia, melhor banda sonora, melhor canção e melhor design de produção.
"Moonlight" ficou com três Óscares. Além do melhor filme, ganhou nos secundários do lado masculino por Mahershala Ali e no argumento adaptado por intermédio de Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney.
Nas restantes categorias de representação, Casey Affleck venceu o Oscar de melhor ator por "Manchester by the Sea" enquanto Viola Davis foi considerada a melhor atriz secundária pelo seu papel em "Vedações".
As referências políticas foram discretas, mas estiveram presentes ao longo das mais de três horas e meia de espectáculo.
Jimmy Kimmel largou farpas a Trump ao longo das suas intervenções, chegando mesmo a enviar-lhe uma mensagem pela rede social Twitter onde perguntava se o presidente estava acordado.
Os autores de "Moonlight" lembraram a luta da principal associação de direitos civis, a ACLU, que está a tentar travar as ordens executivas de Trump nos tribunais e Gael Garcia Bernal, na qualidade de mexicano e latino afirmou ser contra qualquer tipo de muros.
Mais incisiva foi a declaração lida por uma cientista iraniana residente nos EUA em nome de Asghar Farhadi. Vencedor de um Óscar pela segunda vez, o realizador não esteve presente por respeito aos cidadãos das nações impedidas de entrar nos Estados Unidos "por uma lei inumana".
Na entrega do prémio para a melhor curta-metragem documental a "The White Helmets", outra declaração de um ausente foi lida pelo realizador Orlando von Einsiedel: o líder dos capacetes brancos sírios, lembrou os civis salvos pela sua organização e apelou à paz.
Quando tudo caminhava para um final tranquilo, surgem Warren Beatty e Faye Dunaway para apresentar o Oscar de melhor filme. Beatty hesita e Dunaway anuncia "La La Land". Toda a gente sobe ao palco, ouvem-se palmas e os produtores agradecem. Até que alguém tropeça na realidade. Não é uma brincadeira, o vencedor é "Moonlight". Anunciaram o vencedor errado. Cabe a um dos produtores do musical desfazer o equívoco e chamar a comitiva do outro filme. Óscares mudam de mão e tudo termina em embaraço. Jimmy Kimmel improvisa e lança piadas para descongestionar o ambiente, mas o mal está feito.
Depois da cerimónia, para desfazer dúvidas, o realizador Barry Jenkins publicou uma fotografia com o cartão que revela o vencedor correto.
Termina assim, sem brilho nem glória, mais uma edição dos Óscares.
Lista de vencedores:
Melhor filme: Moonlight
Melhor realizador: Damien Chazelle, La La Land
Melhor Ator: Casey Affleck, Manchester by the Sea
Melhor Atriz: Emma Stone, La La Land
Melhor Ator Secundário: Mahershala Ali, Moonlight
Melhor Atriz Secundária: Viola Davis, Vedações
Melhor argumento original: Kenneth Lonergan, Manchester by the Sea
Melhor argumento adaptado: Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney, Moonlight
Melhor Filme em Língua Estrangeira: O Vendedor
Melhor Filme de Animação: Zootrópolis
Melhor Documentário: OJ: Made in America
Melhor Documentário (Curta-metragem): The White Helmets
Melhor Filme de Animação (curta-metragem): Piper
Melhor Curta-Metragem em Ação Real: Sing
Melhor Fotografia: La La Land
Melhor Montagem: O Herói de Hacksaw Ridge
Melhor Banda Sonora Original: La La Land
Melhor Canção Original: City Of Stars, La La Land
Melhor Mistura de Som: O Herói de Hacksaw Ridge
Melhor Montagem de Som: O Primeiro Encontro
Melhor Design de Produção: La La Land
Melhores Efeitos Visuais: O Livro da Selva
Melhor Guarda-Roupa: Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los
Melhor Maquilhagem e Cabelo: Esquadrão Suicida