13 Ago 2020 1:40
Sumner Redstone, uma das personalidades americanas que adquiriu a dimensão de um verdadeiro magnate (mogul) do mundo dos media & entertainment, faleceu no dia 11 de Agosto, na sua casa de Los Angeles — contava 97 anos.
Nascido em Boston, a 27 de Maio de 1923, construiu a sua fortuna colossal a partir da National Amusements, a cadeia de salas de cinema que herdou do pai. Através de marcas como a Showcase Cinemas, a empresa possui mais de 1500 ecrãs espalhados por EUA, Reino Unido, América Latina e Rússia.
Tendo como base a National Amusements, Redstone foi edificando um império mediático que se consolidou, sobretudo, através da Viacom, integrada com a CBS em 2019, gerando a ViacomCBS.
O crescimento da Viacom foi sendo pontuado pela aquisição de empresas ligadas a diversas formas de produção e difusão audiovisual, em cinema e televisão. Entre essas empresas está o estúdio Paramount, propriedade da Viacom desde 1994.
Na prática, isto significa que a ViacomCBS se tornou uma das entidades mais poderosas no interior das dinâmicas de produção de Hollywood. Redstone geriu todo esse processo até ao começo de 2016, altura em que, devido a problemas de saúde, cedeu o lugar à filha, Shari Redstone. Em finais de 2019, no seu habitual ´Top 100´dos mais poderosos do mundo do espectáculo, a revista "The Hollywood Reporter" colocava Shari Redstone em 4º lugar.
Em 2001, com a colaboração de Peter Knobler, Sumner Redstone escrevera "A Passion to Win", auto-biografia publicada pela Simon & Schuster, uma das maiores editoras americanas, propriedade da ViacomCBS.