“Nouvelle Vague” favorito nos Prémios César
A homenagem de Richard Linklater a Godard obteve dez nomeações e encabeça a lista de favoritos aos prémios da Academia Francesa de Cinema. O filme disputa a categoria principal com obras de Carine Tardieu, Dominik Moll, Stéphane Demoustier e Hafsia Herzi.
A Academia de Artes e Técnicas do Cinema de França revelou os candidatos à 51.ª edição dos Prémios César. “Nouvelle Vague”, realizado pelo norte-americano Richard Linklater, destaca-se com dez nomeações. A longa-metragem, rodada a preto e branco, presta homenagem ao movimento cinematográfico francês ao recriar a rodagem de “O Acossado” e concorre, entre outros, aos troféus de melhor filme, realização, argumento original e cinematografia.
Na competição pelo prémio de melhor filme estão também “L’attachement”, de Carine Tardieu, um drama íntimo sobre relações familiares; “Caso 137”, de Dominik Moll, que aborda os procedimentos policiais durante os protestos dos coletes amarelos; e “O Grande Arco”, de Stéphane Demoustier, um drama histórico focado no arquiteto que desenhou o monumento de La Défense. A estes juntam-se “La petite dernière”, de Hafsia Herzi, que explora a identidade de uma jovem muçulmana perante a sua orientação sexual, e o drama político de Jafar Panahi, “Foi Só Um Acidente”. Apesar de falado em persa, o filme de Panahi foi produzido em França, o que permite a sua inclusão na categoria principal.
Na categoria de melhor realização, Carine Tardieu e Hafsia Herzi são as duas mulheres presentes na lista final, num grupo completado por Linklater, Demoustier e Moll. Herzi, que assina a sua terceira obra com “La petite dernière”, chega a esta fase após ver a protagonista Nadia Melliti ser distinguida em Cannes. Melliti disputa agora o César de melhor revelação feminina.
O troféu de melhor atriz será disputado por nomes consagrados. Isabelle Huppert surge nomeada pelo papel em “La Femme la plus riche du monde”. Concorrem igualmente Valeria Bruni Tedeschi, por “L’attachement”, Leila Bekhti, Lea Drucker e Melanie Thierry.
No lado masculino, Claes Bang é o favorito pela interpretação do arquiteto Otto von Spreckelsen em “O Grande Arco”. A lista de candidatos a melhor ator integra ainda Laurent Lafitte, Bastien Bouillon, Benjamin Voisin e Pio Marmai.
Entre a animação marca presença “Arco”, de Ugo Bienvenu que obteve quatro nomeações. Já na categoria de melhor filme internacional, o destaque vai para “Batalha Atrás de Batalha”, de Paul Thomas Anderson, que enfrentará “Valor Sentimental”, de Joachim Trier, e “O Agente Secreto”, do brasileiro Kleber Mendonça Filho.
A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá a 26 de fevereiro, no Teatro Olympia, em Paris com apresentação a cargo da atriz Camille Cottin. O ator norte-americano Jim Carrey será homenageado com um César especial.