"Terra Franca", a primeira longa-metragem de Leonor Teles, recebeu este fim-de-semana dois prémios em festivais de cinema internacionais.
Na cerimónia de encerramento da 33ª edição do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata (Argentina), a 17 de novembro, "Terra Franca" recebeu o Prémio de Melhor Primeira Obra da Competição Internacional (Prémio de la Crítica Jovén). Um dia antes, em França, no 38º Festival International du Film d’Amiens, o documentário fora agraciado com o Prix de La Ville d’Amiens.
Estes prémios vêm juntar-se a outros como o SCAM International Award, no Festival Cinema du Réel, a Menção Especial no FIDADOC – Agadir International Documentary Festival, e a Menção Especial no Les Rencontres Cinematographiques de Cerbère-Portbou.
Leonor Teles filmou "Terra Franca" à beira do Tejo, numa antiga comunidade piscatória, para acompanhar um Albertino Lobo, um homem que passa o tempo entre a tranquilidade solitária do rio e as relações que o ligam à terra, numa história que atravessa as quatro estações e acompanha as contingências da vida.
Produzido por Uma Pedra no Sapato, "Terra Franca" chega às salas de cinema portuguesas a 10 de janeiro de 2019.