17 Jan 2023 11:43
O mais recente filme de Susana Nobre, "Cidade Rabat", vai ter estreia na 73.ª edição do Festival de Cinema de Berlim, que se realiza de 16 a 26 de fevereiro de 2023, integrando a secção Fórum, onde a realizadora apresentou o filme "No Táxi do Jack" em 2021.
Definido como uma "comédia melancólica sobre o luto", o filme conta a história de Helena, interpretada pela actriz Raquel Castro, uma mulher de 40 anos que acaba de perder a mãe.
O luto de Helena, na relação por vezes vertiginosa com o seu quotidiano, ganha um significado e valor inesperados. A intimidade com as circunstâncias da morte produz nela o sentimento de que a vida passa rapidamente e que os dias se sucedem num piscar de olhos. Helena é investida por sentimentos contraditórios. Se por um lado observa a precariedade da vida, na certeza da sua finitude, por outro, esta é vivida num estado de euforia de querer participar na alegria do mundo.
"Helena aceita o que se lhe apresenta e encontra essa alegria no que lhe é mais impessoal", afirma Susana Nobre, realizadora de longas-metragens como "No Táxi do Jack" (2021), "Tempo Comum" (2018), "Vida Activa" (2013), "O Que Pode um Rosto" (2003) e de curtas-metragens como "Provas, Exorcismos" (2015), "Lisboa-Província" (2010), ou "Estados da Matéria" (2005).
Cidade Rabat é uma produção da Terratrema em coprodução com a produtora francesa Kinoelektron.