24 Mai 2014 20:12
O festival de Cannes consagrou o filme turco "Winter Sleep" no ano em que o cinema da Turquia celebra um século. Uma coincidência extraordinária e que premia o cineasta turco que tem, atualmente, maior notoridade internacional, e que muito o deve à projeção obtida através do festival.
É a sexta presença de Nuri Bilge Ceylan na seleção oficial de Cannes, incluindo a sua estreia com uma curta-metragem que recebeu a Palma de Ouro dessa categoria em 1995. Ceylan foi sempre premiado e ganhou por duas vezes o Grande Prémio do Júri – com "Uzak – Longínquo" (2003) e "Era Uma Vez na Anatólia" (2011) -, o Prémio de Melhor Realizador com "Os Três Macacos" (2008), e o prémio da federação internacional da crítica (FIPRESCI) com "Climas" (2006).
O seu mais recente filme é um drama rodado nas paisagens da Anatólia e centrado na crise afetiva de um homem e duas mulheres (ver trailer e artigo recomendado).
O festival consagrou o russo Andrei Zvyagintsev com o prémio de argumento ("Leviathan"), e o norte-americano Benneth Miller como melhor realizador ("Foxcatcher").
O Grande Prémio do Júri distinguiu a italiana Alice Rorhwacher com "Le Meraviglie", e o Prémio do Júri foi partilhado por dois realizadores francófonos de gerações diferentes: o pai da nova vaga do cinema francês Jean-Luc Godard ("Adieu au Langage") e o jovem canadiano Xavier Dolan ("Mommy").
Dolan teve a capacidade de emocionar o festival com o seu filme e foi cativante no agradecimento que fez a Jane Campion, a presidente do júri: "se bem me recordo, ‘O Piano’ foi o primeiro filme que vi quando tinha 15 anos, foi o primeiro de muitos filmes que definiram aquilo que sou. Influenciou-me a escrever papéis de mulheres com personalidade".
Nas categorias de interpretação surgem dois atores anglófonos: Julianne Moore, melhor atriz em "Maps to The Stars" de David Cronenberg, e Timothy Spall, melhor ator com o desempenho do pintor William Turner no filme "Mr. Turner" de Mike Leigh.
* PALMA DE OURO: "Winter Sleep", de Nuri Bilge Ceylan
* GRANDE PRÉMIO: "Le Meraviglie", de Alice Rorwacher
* PRÉMIO DE INTERPRETAÇÃO FEMININA: Julianne Moore ("Maps to the Stars")
* PRÉMIO DE INTERPRETAÇÃO MASCULINA: Timothy Spall ("Mr. Turner")
* PRÉMIO DE REALIZAÇÃO: Beneth Miller ("Foxcatcher")
* PRÉMIO DO JÚRI, ex-aquo: "Mommy", de Xavier Dolan e ""Adieu au Langahe", de Jean-Luc Godard
* PRÉMIO DO ARGUMENTO: Oleg Negin e Andrey Zvyagintsev ("Leviathan")
* CÂMARA DE OURO: "Party Girl", de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis