06 Set 2024

As maiores estrelas de Hollywood reúnem-se a partir de quinta-feira no Festival de Cinema de Toronto, com filmes que iniciam a campanha dos próximos Óscares, documentários de atualidade e muito brilho na passadeira vermelha.

O maior festival de cinema da América do Norte, está de volta em força com brilho e glamour, depois de a edição do ano passado ter sido afetada pela greve dos atores e argumentistas.

Desta vez, Jennifer Lopez, Angelina Jolie, Elton John, Bruce Springsteen, Salma Hayek, Cate Blanchett e Nicole Kidman irão estar presentes na maior cidade do Canadá.

“Estamos felizes por ter um festival sem os constrangimentos do ano passado”, disse à AFP Cameron Bailey, diretor-geral do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). O evento “é conhecido pelo entusiasmo do seu público, e esse entusiasmo atinge o auge quando as maiores estrelas do mundo estão aqui”, acrescentou.

Ben Stiller dá o pontapé de saída na quinta-feira com “Nutcrackers”, o seu primeiro filme em sete anos, sobre um promotor imobiliário de Chicago que tem de viajar para Ohio para cuidar dos seus quatro sobrinhos.

“Eden”, de Ron Howard, um filme de sobrevivência passado nas Ilhas Galápagos, protagonizado por Ana de Armas e Sydney Sweeney, está entre as outras estreias mundiais aguardadas com expetativa.

Depois de incendiar Veneza com a sua interpretação da lenda da ópera Maria Callas, Angelina Jolie estará em Toronto para apresentar o seu último filme como realizadora: “Without Blood”, uma história de família e vingança no início do século XX, protagonizada por Salma Hayek.

No total, serão exibidos 278 filmes. Cameron Bailey não quis comentar as suas preferências, mas disse que era uma “honra especial” acolher a estreia mundial do último trabalho do realizador britânico Mike Leigh, “Hard Truths”.

Muita música

Elton John e Bruce Springsteen também vão estar em Toronto para apresentar novos documentários sobre as respetivas carreiras.

Não serão as únicas estrelas da indústria musical presentes: Andrea Bocelli, Robbie Williams, Paul Anka e o cantor, produtor e estilista Pharrell Williams também são esperados para assistir a filmes sobre as suas vidas pessoais e profissionais.

De acordo com Bailey, o programa musical começou por ser uma “louca coincidência”.

“Estávamos rodeados de filmes que estavam realmente impregnados de música. Por isso, decidimos ceder”, disse à AFP.

Entre os documentários a exibir estão “The Last Republican”, sobre o antigo político norte-americano Adam Kinzinger e a sua rutura com o seu próprio partido, e “Men of War”, sobre uma tentativa louca em 2020 de derrubar o presidente venezuelano Nicolas Maduro.

Com Veneza e Telluride, o TIFF faz parte dos festivais de final de verão e início de outono que especialistas e produtores acreditam serem boas rampas de lançamento para os Óscares.

Toronto, onde não existem júris nem prémios (com exceção de um prémio votado pelos espectadores) as projeções são abertas ao público, também apresenta filmes mais comerciais, como “Quebra-nozes”, ou “O robô selvagem”, o último da DreamWorks Animation.

Serão também exibidos vários filmes inspirados em histórias de desportistas, incluindo “Unstoppable”, a história de um lutador de luta livre (Jharrel Jerome) cuja perna direita foi amputada quando sonhava tornar-se profissional. Jennifer Lopez interpreta a sua mãe.

“The Fire Inside”, que conta a história do percurso da pugilista Claressa Shields até ao ouro olímpico, também tem a estreia mundial no festival canadiano.

O TIFF decorre até 15 de setembro, dia em que será conhecido o vencedor do Prémio do Público.

  • CINEMAX - RTP c/ AFP
  • 06 Set 2024 22:21

+ conteúdos