20 Out 2024

A realizadora portuguesa Laura Carreira recebeu este domingo o prémio para a melhor primeira obra do BFI London Film Festival com “On Falling”. O filme explora questões ligadas ao trabalho e à precariedade. Protagonizado pela atriz Joana Santos, foi produzido pela BRO e pela Sixteen Films do Reino Unido, empresa co-fundada pelo realizador Ken Loach.

Natural do Porto, Laura Carreira mudou-se para a Escócia em 2012 a fim de estudar Cinema, tendo permanecido a viver e trabalhar no Reino Unido.

Os jurados justificaram a escolha de “On Falling” como sendo o “retrato rico e multifacetado de um mundo regido pela motivação do lucro corporativo, visto através da história de uma mulher imigrante” e referiram a “precisão cinematográfica magistral” aliada a “interpretações discretas e vividas”. Terminam a qualificar “On Falling” como “uma primeira longa-metragem poderosa, hipnotizante e ousada.”

Em edições recentes, o prémio para as primeiras obras do Festival de Londres distinguiu nomes importantes como Mati Diop, Lukas Dhont, Julia Ducornau, Richard Eggars, ou Marjane Satrapi.

Citada pelo site do festival britânico após receber o prémio, Laura Carreira disse:

“Sinto-me profundamente honrada (…) por o nosso filme se juntar à longa lista de vencedores, que inclui alguns dos meus filmes preferidos e das minhas mais importantes referências cinematográficas. Quero estender os meus agradecimentos ao júri e a todos os envolvidos neste fantástico festival. Este prémio é partilhado com o nosso incrível elenco e equipa que deram vida a este filme. O nosso filme fala do crescimento implacável e desumanizante do neoliberalismo, lembrando-nos que a natureza humana continuará a resistir.”

Em setembro, a cineasta portuguesa já tinha sido premiada com a Concha de Prata de melhor realização no Festival de Cinema de San Sebastian, ex-aequo com “El Llanto”, de Pedro Martín-Cale.

O palmarés da 68.ª edição do BFI London Film Festival foi o seguinte:

  • Melhor Filme na Competição Oficial – “Memoir of a Snail” (Adam Elliot), animação stop-motion que conta a história comovente de gémeos separados na Austrália dos anos 70.
  • Prémio na Competição de Primeira Longa-Metragem – “On Falling” (Laura Carreira).
  • Prémio na Competição de Documentário – “Mother Vera” (Cécile Embleton e Alys Tomlinson), visualmente impressionante, segue uma jovem freira ortodoxa que tem de confrontar o seu passado enquanto enfrenta os seus desejos e um futuro incerto.
  • Prémio na Competição de Curta-Metragem – “Vibrations from Gaza” (Rehab Nazzal), documentário que oferece um vislumbre sobre a capacidade de resistência das crianças surdas palestinianas em Gaza, enquanto vivem com os ataques militares de Israel.

O festival organizado pelo British Film Institute decorreu entre 9 e 20 de outubro. Além de “On Falling”, também “Hanami”, de Denise Fernandes, esteve na competição de longas-metragens. O programa ainda incluiu outros dois filmes portugueses, “Grand Tour”, de Miguel Gomes, e “Fogo do Vento”, de Marta Mateus.

  • Cinemax
  • 20 Out 2024 18:53

+ conteúdos