3 Fev 2023 19:06
Cinco anos depois de “Três Cartazes à Beira da Estrada, o britânico Martin Mcdonagh está de volta à cerimónia dos Óscares com “Os Espíritos de Inisherin”, uma nova dose de humor acido, nomeado para nove categorias.
A história que se desenrola nos anos de 1920 numa pequena ilha na Irlanda, foi o pretexto para o realizador cumprir o sonho de filmar no lugar onde o pai nasceu, e voltar a juntar os atores que dirigiu no filme “Em Bruges”.
Colin Farrell e Brendan Gleeson interpretam dois amigos de longa data, que todos os dias se encontram para beber cerveja no pub local. Até que Colm (Brendan Gleeson) anuncia que a amizade chegou ao fim. Porquê? Simplesmente porque deixou de gostar de Padraic (Colin Farrell). A decisão não é bem acolhida e vai precipitar uma espiral de confrontos, que afeta todos naquele pequeno lugar isolado, à margem da guerra civil que se travava na altura e que dividiu para sempre a Irlanda.
Para Brendan Gleeson, o filme "faz uma abordagem aos conflitos que nos separam e à forma como reagimos perante o que não conseguimos controlar". Há também "um olhar de modernidade sobre as relações de amizade no masculino, que ainda hoje não são muito exploradas", acrescenta.
Para Colin Farrell, que interpreta o ingénuo e confuso Padraic, a história é "uma metáfora sobre a perda da inocência, por parte de um homem simples com uma vida bonita que vê o seu mundo desabar sem uma explicação lógica".
Uma história sobre a dificuldade em aceitar a transição ou a mudança, mas também uma reflexão sobre a natureza e o propósito das relações humanas.
O argumento, mais uma vez da autoria de Martin McDonagh, já foi premiado em Veneza e nos Globos de Ouro, e traz uma boa dose de humor e originalidade, que lhe podem valer o Oscar na cerimónia a 12 de março.
"Os Espíritos de Inisherin" está nomeado nas categorias de melhor filme, realização, argumento original, ator (Colin Farrell), ator secundário (Brenda Gleeson), atriz secundária (Kerry Condon), ator secundário (Barry Keoghan), banda sonora original e montagem.
Estreou nas salas portuguesas a 2 de fevereiro.