01 Set 2023
Em “O Conde”, Augusto Pinochet, que governou o Chile com mão de ferro até 1990, após ter derrubado o presidente socialista Salvador Allende em 1973, é descrito como um vampiro que se alimenta dos corações das suas vítimas num liquidificador.
A narração do filme, que conta a carreira do ditador, desde as suas origens até aos confrontos com a família, é a de Margaret Thatcher, a “Dama de Ferro” britânica no poder de 1979 a 1990, que aparece na parte final do filme, também como vampira.
Numa altura em que o Chile se prepara para assinalar o 50.º aniversário do golpe de estado, Pablo Larrain disse esta era a altura certa de o mostrar no ecrã.
“Houve todo um processo para encontrar a melhor forma de apresentar este homem. Nunca tinha sido retratado antes, nem no cinema, nem na televisão”, explicou Pablo Larraín, aclamado pelas suas biografias de Jackie Kennedy (“Jackie” com Natalie Portman) e da Princesa Diana (“Spencer” com Kristen Stewart), na conferência de imprensa. “Uma mistura de farsa e sátira (…) era provavelmente a única solução. Ao evitar a sátira, corria-se o risco de cair numa espécie de empatia, que não era aceitável”, acrescentou.
Quando lhe perguntaram por que razão tinha escolhido retratar Pinochet como um vampiro, justificou a decisão com o facto de o ditador “nunca ter enfrentado a justiça”. “Viveu e morreu em liberdade, sendo rico. Esta impunidade tornou-o infernal”, acrescentou.
Pinochet morreu em dezembro de 2006 com 91 anos e nunca foi condenado pela sua responsabilidade nos crimes do regime militar.
“Há um ressurgimento da extrema-direita no Chile e penso que este filme é necessário porque mostra quem foi Pinochet e as coisas que fez, os horrores que cometeu”, acrescentou a atriz chilena Paula Luchsinger, de 28 anos, que interpreta uma jovem freira em “El Conde”. “E penso que isto é necessário para que não volte a acontecer.”
Na ditadura, milhares de opositores foram executados e muitos outros foram presos e torturados, em simultâneo com uma vasta estratégia de corrupção.
Implicitamente apoiado pelos Estados Unidos, que o viam como um baluarte contra o comunismo na América do Sul, Pinochet foi também um aliado de Margaret Thatcher contra a Argentina durante a Guerra das Malvinas na década de 1980.