10 Fev 2020 4:33
Entre os atores, não houve qualquer surpresa. Joaquin Phoenix (Joker) venceu do lado masculino e falou em injustiças e no egoismo humano em mais um denso e sério discurso de aceitação, enquanto Renee Zellweger (Judy) ganhou do lado feminino.
A rotina de apresentadores, nomeações e anúncio dos vencedores foi interrompida pela intervenção de Maya Rudolph e Kristen Wiig que despacharam com graça e eficácia a entrega das estatuetas para melhor design de produção e guarda-roupa, pela aparição surpresa de Eminem e pela rábula (pouco eficaz) de Will Ferrell e Julia Louis-Dreyfus, encarregados da apresentação dos Óscares para melhor cinematografia e montagem. Destaque ainda de uma noite quase sempre monótona para Tom Hanks, que subiu ao palco para revelar, em primeira mão que o museu da academia norte-americana de cinema irá finalmente abrir a portas a 14 de dezembro.
- Melhor filme: Parasitas
- Melhor realizador: Bong Joon Ho (Parasitas)
- Melhor ator: Joaquin Phoenix (Joker)
- Melhor atriz: Renee Zellweger (Judy)
- Melhor ator secundário: Brad Pitt (Era Uma Vez em Hollywood)
- Melhor atriz secundária: Laura Dern (Marriage Story)
- Melhor argumento original: Bong Joon Ho e Han Jin Won (Parasitas)
- Melhor argumento adaptado: Taika Waititi (Jojo Rabbit)
- Melhor filme de animação: Toy Story 4
- Melhor filme internacional: Parasitas (Coreia do Sul)
- Melhor documentário: American Factory (Steven Bognar, Julia Reichert e Jeff Reichert)
- Melhor fotografia: 1917 (Roger Deakins)
- Melhor guarda-roupa: Mulherzinhas (Jacqueline Durran)
- Melhor montagem: Le Mans ’66: O Duelo (Michael McCusker e Andrew Buckland)
- Melhor maquilhagem e cabelo: Bombshell (Kazu Hiro, Anne Morgan e Vivian Baker)
- Melhor banda sonora original: Joker (Hildur Guðnadóttir)
- Melhor canção original: "(I’m Gonna) Love Me Again" (Rocketman)
Melhor design de produção: Era Uma Vez em Hollywood (Barbara Ling e Nancy Haigh)- Melhor montagem sonora: Le Mans ’66: O Duelo (Donald Sylvester)
- Melhor mistura sonora: 1917 (Mark Taylor e Stuart Wilson)
- Melhores efeitos visuais: 1917 (Guillaume Rocheron, Greg Butler e Dominic Tuohy)
- Melhor documentário em curta-metragem: Learning to Skateboard in a War Zone If You’re a Girl (Carol Dysinger e Elena Andreicheva)
- Melhor curta-metragem em animação: Hair Love (Matthew A. Cherry e Karen Rupert Toliver)
- Melhor curta-metragem: The Neighbor’s Window (Marshall Curry)