Saltar para o conteúdo principal

25 Nov 2025

O dia internacional da Palestina (29 de novembro) é assinalado no CINEMAX com cinema de Mahdi Fleifel, realizador, argumentista e produtor. Nascido no Dubai, de pais palestinianos, tem nacionalidade dinamarquesa e vive nos Países Baixos.

Conhecido por obras como “A World Not Ours” (2012) e “A Man Returned” (2016), Fleifel explora temas relacionados com a experiência dos refugiados palestinianos e a diáspora. A sua longa-metragem mais recente, “A Uma Terra Desconhecida”, teve estreia mundial na Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes. Esteve ainda em foco na edição deste ano do Curtas de Vila do Conde.

ASSINEI A PETIÇÃO, de Mahdi Fleifel (2018)

Uma conversa entre dois amigos sobre a eficácia e as implicações de apoiar publicamente o boicote cultural a Israel. Um deles está extremamente preocupado por ter assinado uma petição pedindo aos Radiohead que não atuem em Telavive, enquanto o outro se mostra mais tranquilo. A conversa oferece um vislumbre do que significa ser palestiniano no mundo atual.

UM HOMEM VOLTOU, de Mahdi Fleifel (2025)

Reda tem 26 anos. O sonho de tentar fugir do campo de refugiados em Ain El-Helweh terminou sem êxito após três anos encurralado na Grécia. Voltou dependente de heroína à vida num campo destruído pelo conflito interno e pela ingerência na guerra da Síria. Contra todas as expetativas, decide casar-se com uma paixão de infância. Uma história de amor, amarga como o próprio campo.

Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves, exibe curtas-metragens na presença dos seus autores.

HORÁRIOS: estreia QUINTA, 27 de novembro, repete DOMINGO, 30 de novembro, às 24h00, na RTP2.

  • CINEMAX - RTP
  • 25 Nov 2025 23:14

+ conteúdos