21 Mar 2020 19:38
Eric Rohmer, nome fulcral da teoria e da prática da Nova Vaga francesa, autor de títulos emblemáticos como "A Minha Noite em Casa de Maud" (1969), "A Marquesa d’O" (1976) ou "O Raio Verde" (1986), nasceu no dia 21 de março de 1920 — faz hoje 100 anos (faleceu com 89 anos, a 11 de janeiro de 2010).
* LE SIGNE DU LION / O Signo do Leão (1962)
* LA COLLECTIONEUSE / A Coleccionadora (1967)
* MA NUIT CHEZ MAUD / A Minha Noite em Casa de Maud (1969)
* LE GENOU DE CLAIRE / O Joelho de Claire (1970)
* L’AMOUR L’APRÈS-MIDI / O Amor às 3 da Tarde (1972)
* DIE MARQUISE VON O / A Marquesa d’O (1976)
* PERCEVAL LE GALLOIS / Perceval, o Galês (1978)
* LA FEMME DE L’AVIATEUR / A Mulher do Aviador (1981)
* LE BEAU MARIAGE / O Bom Casamento (1982)
* PAULINE À LA PLAGE / Paulina na Praia (1983)
* LES NUITS DE LA PLEINE LUNE / Noites de Lua Cheia (1984)
* LE RAYON VERT / O Raio Verde (1986)
* L’AMI DE MON AMIE / O Amigo da Minha Amiga (1987)
* CONTE DE PRINTEMPS / Conto da Primavera (1990)
* CONTE D’HIVER / Conto de Inverno (1992)
* CONTE D’ETÉ / Conto de Verão (1996)
* CONTE D’AUTOMNE / Conto de Ootono (1998)
* 4 AVENTURES DE REINETTE ET MIRABELLE / 4 Aventuras de Reinette e Mirabelle (1987)
* L’ARBRE, LE MAIRE ET LA MÉDIATHÉQUE / A Árvore, o Presidente e a Mediateca (1993)
* LES RENDEZ-VOUS DE PARIS / Os Encontros de Paris (1995)
As outras duas séries de Rohmer, "Comédias e Provérbios" e "Contos das Quatro Estações" incluem títulos também modelares como, por exemplo, respectivamente, "A Mulher do Aviador" (1981) e "Conto da Primavera" (1990).
Enfim, qualquer retrato de Rohmer, ainda que breve, não poderá deixar de referir o seu extraordinário trabalho como crítico de cinema, sobretudo na revista mais emblemática da Nova Vaga — "Cahiers du Cinéma" —, reflectindo as suas qualidades de ensaísta, filósofo e professor. Discípulo modelar F. W. Murnau (1988-1931), Rohmer escreveu uma das obras de referência na abordagem dos filmes do mestre alemão: : "L’Organisation de l’Espace dans le Faust de Murnau".