16 Jul 2014 20:12
O novo filme do realizador português Pedro Costa, "Cavalo Dinheiro", foi selecionado para a competição oficial do Festival de Cinema de Locarno.
O festival, que realiza este ano a sua 67ª edição, apresentou hoje a programação oficial, com 17 filmes em estreia, a competir pelo Leopardo de Ouro, e o filme de Pedro Costa será um deles.
"Cavalo Dinheiro" (2014) é protagonizado por Ventura (um ator que participou em diversos filmes de Pedro Costa), Vitalina Varela e Tito Furtado.
A longa-metragem terá estreia mundial no Festival de Cinema de Locarno. É a primeira longa-metragem do realizador em cinco anos e marca o seu regresso a um grande festival de cinema – a última vez que isso sucedeu foi com "Ne Change Rien" (2009), um documentário com a cantora Jeanne Balibar, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Trata-se da terceira passagem de Pedro Costa pela competição de Locarno, onde apresentou "No Quarto de Vanda" (2000), e participou no filme colectivo "Memories", partilhado com Eugène Green e Harun Farocki, (2007).
Lucie Borleteau, Syllas Tzoumerkas, Andrea Staka, Bonifacio Angius, e Alex Ross Perry são alguns dos outros realizadores selecionados para este concurso, assim como o brasileiro Gabriel Mascaro, com o filme "Ventos de Agosto".
Representação portuguesa: Edgar Pêra e a produtora Rosa Filmes
Presente no festival, mas fora de competição, estará ainda o realizador português Edgar Pêra, que recentemente apresentou uma retrospetiva do seu trabalho no Cinema São Jorge, em Lisboa.
"Lisbon Revisited" (2014), que terá também em Locarno a sua estreia mundial, é o título do filme de Edgar Pêra, produzido pelo Bando à Parte. É uma nova experiência em 3D do realizador, e conta com as vozes de Amarante Abramovici, Marina Albuquerque, Maya Booth, Miguel Borges, Cláudia Clemente, Keith Esher Davis, Nuno Melo, Henrique Pêra, Rui Santos e Jonathan Weightman.
O filme será apresentado na secção pararela Signs of Life, num programa que inclui filmes de Jean-Marie Straub e Jean Luc Godard.
Esta 67ª edição do festival de Locarno terá ainda a representação de Portugal na secção Cineastas do Presente, para primeiros e segundos filmes, através da Rosa Filmes, que co-produziu o documentário "Songs from the North", da cineasta sul-coreana Soon-Mi Yoo.
Na seção Open Doors, um fórum de apoio à produção, que este ano é dedicado à África subsariana, serão exibidos filmes de Pocas Pascoal, Ruy Guerra e Ruy Duarte de Carvalho, o escritor, antropólogo e cineasta angolano de origem portuguesa que dirigiu documentários, como "Videocarta Para o Meu Irmão Antoninho", e cinema de ficção, em que se destaca "O Recado das Ilhas".
O cinema português tem marcado presença regular nas últimas edições do festival: em 2011 "É na Terra, Não é na Lua", de Gonçalo Tocha, venceu a menção especial na selecção paralela Cineastas do Presente; em 2012, "A Última Vez que Vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, esteve na selecção oficial; e em 2013, "E Agora? Lembra-me", de Joaquim Pinto, venceu o Prémio Especial do Júri no concurso oficial.
O realizador italiano Gianfranco Rosi – vencedor do Leão de Ouro de Veneza 2013, com o filme "Sacro GRA", exibido em Portugal – vai presidir ao júri da competição internacional, que integra ainda os realizadores Thomas Arslan e Yiao Dinan, e as atrizes Alice Braga e Connie Nielsen.
O Festival Internacional de Cinema de Locarno decorre entre 6 e 16 de agosto, com o filme "Lucy", de Luc Besson, protagonizado por Scarlett Johansson e Morgan Freeman.