Realidade Virtual: de Veneza para o futuro
Pela primeira vez, um dos grandes festivais na Europa, aposta numa secção competitiva inteiramente dedicada à realidade virtual.
7 Set 2017 23:35
Vinte e dois projetos estiveram a concurso e mais de uma dezena já foram apresentados no mercado do festival a pensar em edições futuras. A mostra de Realidade Virtual está associada ao Festival de Cinema, mas é uma aposta feita em conjunto com a Bienal de Veneza, cuja a equipa de produção ficou encarregue de preparar a ilha de Lazzaretto Vecchio para receber a nova secção do Festival.
Durante os séculos XV e XVI, a ilha serviu de hospital para isolar doentes vítimas de epidemias, e mais tarde, para instalações militares, mas esteve vários anos ao abandono. Agora, é um local do futuro associado a uma nova linguagem que está em plena revolução.
Numa outra ala, o público pode andar num espaço tridimensional, e tirar partido de uma experiência pessoal. E por último, foi criada uma ala dedicada à instalação, uma das vertentes que mais está a crescer dentro do universo da realidade virtual, com propostas multi sensoriais, algumas das quais envolvem atores, outras são apenas intervenções no espaço físico.
Alberto Barbera, diretor da mostra de cinema diz que é prematuro dizer se e quando tal pode acontecer, porque não estamos a falar de cinema, estamos a falar de outra coisa que o cinema pode ajudar a construir.