11 Jun 2024
A realizadora Regina Pessoa afirmou à Lusa que o destaque a Portugal no Festival de Cinema de Animação de Annecy, reflete um reconhecimento internacional que não existe de igual forma no seu país.
O festival de Annecy, o mais relevante internacionalmente para o cinema de animação, tem este ano Portugal como país convidado, com uma ampla programação de obras portuguesas e a presença de dezenas de realizadores, produtores e animadores, assim como um espaço próprio de divulgação no mercado do filme, um dos eventos complementares de Annecy.
Uma das primeiras sessões de arranque do festival foi dedicada ao cinema de Abi Feijó, apresentado como pioneiro do cinema contemporâneo de animação, e de Regina Pessoa, uma das ‘madrinhas’ desta edição e responsável pela imagem gráfica deste ano, espalhada pelos espaços públicos da cidade.
No final da sessão, esgotada e muito aplaudida, com Abi Feijó a emocionar-se a falar sobre o seu percurso, Regina Pessoa disse à agência Lusa que espera que cheguem a Portugal ecos do que se passar esta semana em Annecy em torno do cinema português.
“É a confirmação de um percurso e de uma arte. Aqui estamos com esta distinção, mas em Portugal não temos este reconhecimento. A Cultura em Portugal não tem ideia do valor da Cultura que, por exemplo, França nos dá. Acho que isso é muito importante”.
Regina Pessoa estende essa falta de reconhecimento ao Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
“É muito importante o ICA estar presente. É o maior festival de animação do mundo e, provavelmente, um dos maiores (festivais) do mundo, e o ICA nunca veio (até agora). O ICA vai todos os anos a Cannes, quer tenha lá filmes ou não, e nunca se dignou a vir aqui. É a primeira vez. Portanto, eu espero que eles aprendam também alguma coisa e que vejam o reconhecimento que a Cultura internacional dá ao cinema português”, disse.
Durante o festival, que termina a 15 de junho, haverá debates, apresentações de filmes em projeto, retrospetivas e estreia de obras em competição, envolvendo estúdios e produtoras portuguesas, como a Cola Animation, BAP Animation, AIM Creative Studios, Sardinha em Lata, Animais e Animanostra.
Diretor do festival de Annecy elogia “personalidade e singularidade” da cultura portuguesa
O diretor artístico do festival de cinema de animação de Annecy (França), Marcel Jean, elogiou a “personalidade e singularidade” da cultura portuguesa” num tempo em que se nota uma certa uniformização na produção cultural”.
Em entrevista à agência Lusa, Marcel Jean disse que este é “o momento” para ter Portugal como país convidado, sucedendo ao México em 2023, no mais importante festival de cinema de animação do mundo, que decorre até ao dia 15.
“(…), no primeiro dia do festival, centenas de espetadores tiveram oportunidade de ver curtas portuguesas e cruzei-me com pessoas que descobriram o cinema português e ficaram emocionadas. (…) O facto de haver um foco na produção portuguesa significa uma oportunidade para conhecerem outras pessoas, iniciar colaborações com produtores e artistas de outros países”, sublinhou Marcel Jean.
Para o diretor artístico de Annecy, também produtor e realizador que já trabalhou com Regina Pessoa e Abi Feijó, “a arte de animação está baseada em talento e numa importante base cultural. A cultura portuguesa é muito importante, é incrível na música, na literatura, no teatro e no cinema”.
“Culturalmente, Portugal é um país muito importante, sobretudo num tempo em que se nota uma certa uniformização na produção cultural e nos produtos culturais, se assim posso dizer. Quando vemos o que vem de Portugal vemos muita personalidade, singularidade e isto é, do meu ponto de vista, o que devem preservar”, opinou.
“Este ano Portugal é o resultado do que aconteceu no país desde o início do século”, disse, aludindo ao aparecimento de uma nova geração de estúdios e realizadores, mais oportunidades de coprodução internacional e algum reforço de financiamento público, por via do Instituto do Cinema e Audiovisual e do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que permitiu, por exemplo, a produção de longas-metragens de animação.
Marcel Jean deu como exemplo a cooperativa BAP Animation, uma das produtoras com direito a uma retrospetiva este ano em Annecy, que tem na competição oficial a curta-metragem “Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, e que fará uma apresentação da longa-metragem “Una”, de David Doutel e Vasco Sá, no mercado do filme, para profissionais.
Outro exemplo é o da produtora Cola Animation, a casa onde foi feito “Ice Merchants”, o filme de João Gonzalez nomeado para os Óscares e “extremamente bem-sucedido em festivais”. Na mesma produtora, de Bruno Caetano, estão em produção várias obras, nomeadamente a curta “A dança dos fanchonos”, de Vier Nev, sobre amor queer em tempos de ditadura, que também será apresentada em Annecy.
O diretor artístico espera que Annecy proporcione oportunidades para o cinema de animação português, mas também considera que a tarefa “cabe a quem apoia os artistas”: “E espero que esse apoio continue a aumentar, porque os artistas provaram nos anos recentes que, com esse apoio, conseguem fazer coisas incríveis”.
O 48.º Festival de Cinema de Annecy arrancou a 9 de junho com “La Plus Précieuse des marchandises”, do realizador francês Michel Hazanavicius, uma história marcada pelo Holocausto.
Fundado nos anos 1960, o festival altera anualmente a dinâmica da cidade, à beira do lago Annecy e junto aos Alpes, já perto da fronteira com a Suíça.
Segundo contas da organização, há mais de 16 mil pessoas acreditadas, entre produtores, realizadores, programadores, estúdios de produção e estudantes, aos quais se junta o público que, com sorte, consiga um bilhete para as sempre lotadas sessões de cinema.
Annecy é escolhido por pequenos e grandes estúdios de animação para estrear novas obras e antecipar algumas das produções dos próximos meses. É um ambiente informal dentro e fora das salas de cinema que propicia o contacto direto entre profissionais, por exemplo, à mesa de um restaurante; além do espaço promocional e de divulgação circunscrito no MIFA – o mercado internacional de filme de animação.