22 Jul 2022 20:47
Cinco filmes essenciais de John Cassavetes estão nas salas de cinema, em cópias digitais restauradas. Primeiro nos cinemas Medeia Nimas, em Lisboa, Teatro Campo Alegre e Trindade, no Porto, mais tarde, no Auditório Charlot em Setúbal, no TAGV em Coimbra, no Theatro Circo de Braga e no CAE da Figueira da Foz.
No Nimas, em Lisboa, decorrerão ainda sessões especiais e únicas de outras obras do realizador: "Maridos", "Minnie and Moskowitz – Tempo de Amar", "Gloria" e "Love Streams – Amantes".
A Cassavetes é atribuída a paternidade do que viria a chamar-se o cinema independente norte-americano. Influenciou, Peter Bogdanovich, Martin Scorsese, Jean Eustache, Maurice Pialat e Jacques Rivette e novas gerações de cineastas, como Jim Jarmush, ou Ryusuke Hamaguchi.
Partindo muitas vezes das peças que escreveu para teatro (Rostos, Uma Mulher sob Influência, Noite de Estreia) e de sessões de improvisação (o caso de "Sombras"), Cassavetes era um cineasta de atores, um revolucionário que amava as suas personagens e enchia os seus filmes de pequenos detalhes essenciais com que ajudava a explicar a imensa humanidade que trespassa pelas suas obras.
Filmes do Ciclo John Cassavetes — O Verdadeiro Rebelde
(21 de julho a 25 de agosto)
Sombras
1959 | Drama | 1h27
Três jovens irmãos afro-americanos partilham um apartamento em Nova Iorque. Benny passa os dias entre a rua e os bares, Hugh tenta fazer carreira como cantor de jazz, e Leila sonha ser escritora.
Primeira longa-metragem de Cassavetes, Sombras é como que um “manifesto” por um novo cinema, um cinema “rebelde”, que inaugura uma forma de trabalhar com os actores que se tornaria uma marca distintiva e decisiva na obra do realizador.
Rostos
1968 | Drama | 2h10
Num bar, Richard e Freddie encontram Jeannie, uma call-girl que os leva à casa dela. No regresso a casa, Richard discute com Maria, a sua mulher, e volta à casa de Jeannie. E então Maria decide por sua vez passar também a noite fora.
Rostos é o regresso de Cassavetes às origens, depois de uma passagem por Hollywood (como outros grandes pagou caro a sua independência), e é um dos filmes mais característicos do seu modo de trabalho, que submete a câmara ao "movimento dos actores", criando com eles uma enorme empatia.
Uma Mulher Sob Influência
1974 | Drama | 2h26
Devido à indiferença do seu marido e não aguentando a pressão do meio social em que vive, uma mulher cai a pouco e pouco numa espécie de suave loucura.
É um dos grandes papéis de Gena Rowlands e um dos mais célebres filmes de Cassavetes.
A Morte de um Apostador Chinês
1976 | Drama | 1h49
Cosmo Vitelli acaba de receber a última hipoteca da sua boîte de strip e festeja o acontecimento ao jogo, perdendo uma grande quantia de dinheiro. Propõem-lhe então que, para pagar a dívida, se encarregue de assassinar um velho apostador chinês que se estava a tornar incómodo.
Filme noir e nocturno onde as sombras se avoluma, com Ben Gazzara num dos seus melhores papéis.
Noite de Estreia
1977 | Drama | 2h24
Depois de uma récita, a actriz Myrtle Gordon assiste à morte acidental de uma admiradora. Perturbada com o que acontecera, afoga-se na bebida, ao mesmo tempo que tem de encarnar o papel de uma mulher desesperada.
É um dos melhores filmes de Cassavetes, e um dos melhores filmes sobre o mundo do teatro, com uma interpretação superlativa de Gena Rowlands.