23 Nov 2014 11:36
O CINEMAX apresenta-lhe seis sugestões para quem deseje fugir dos filmes mais populares do final de ano. Seis longas-metragens de realizadores reconhecidos, para quem prefere outro cinema.
Dois Dias, Uma Noite
Data de estreia: 20 de novembro
Realizadores: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Sinopse: Marion Cotillard interpreta Sandra, uma trabalhadora cujo emprego é ameaçado quando os seus empregadores decidem oferecer um prémio aos restantes trabalhadores se eles votarem para que Sandra não regresse ao emprego. Ajudada pelo marido, Sandra tem apenas o fim-de-semana para visitar os colegas e convencê-los a abdicarem dos seus prémios para que ela possa voltar ao emprego.
Boyhood – Momentos de Uma Vida
Data de estreia: 27 novembro
Realizador: Richard Linklater
Sinopse: Drama ficcional filmado com o mesmo grupo de atores durante 12 anos, entre 2002 e 2013. O filme acompanha Mason (Ellar Coltrane), de 6 anos, ao longo da década mais impactante da sua vida, pelo meio de um turbilhão de mudanças, controvérsias familiares, casamentos instáveis, segundos casamentos, novas escolas, primeiros amores e amores perdidos, tempos memoráveis e tempos assustadores e uma constante miscelânea de desgostos e deslumbres. Mason, o menino sonhador que se confronta com a importante decisão da sua dedicada e lutadora mãe solteira, Olivia (Patricia Arquette), que decide refazer a vida em Houston, no momento em que o pai, Mason Senior (Ethan Hawke), há muito tempo ausente, regressa do Alasca para reentrar no seu mundo. Numa maré de pais e padrastos, raparigas, professores e patrões, perigos, anseios e paixões criativas, Mason emerge para seguir o seu caminho.
Mapas Para as Estrelas
Data de estreia: 11 de dezembro
Realizador: David Cronenberg
Sinopse: Benjie (Evan Bird) um “jovem-estrela” insuportável mas ainda assim comovente e engraçado, leva-nos a conhecer a sua família e a testemunhar o mundo supérfluo e tortuoso das celebridades egoístas e dos seus assistentes, prestes a serem manipulados e destruídos pela jovem que literalmente representa o fruto das torcidas maquinações desse mundo, Agatha (Mia Wasikowska), a atormentada e aparentemente psicótica irmã de Benjie. Uma sátira de um mundo vago e corrupto, mas também uma história de fantasmas e assombrações.
Mamã
Data de estreia: 18 de dezembro
Realizador: Xavier Dolan
Sinopse: Uma mãe solteira viúva com muita garra, dá por si com o fardo de ter a guarda exclusiva do seu filho de 15 anos, que sofre de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Enquanto ela tenta sustentar ambos e lida com esta situação difícil, Kyla, a nova e peculiar vizinha da frente, oferece-se para a ajudar. Juntos encontram um novo sentido de equilíbrio e esperança.
Três Corações
Data de estreia: 25 de dezembro
Realizador:Benoît Jacquot
Sinopse: Uma noite, numa cidade francesa de província, Marc (Benoît Poelvoorde) perde o comboio para Paris e conhece Sylvie (Charlotte Gainsbourg). Vagueiam pelas ruas até o dia nascer, falando de tudo excepto deles mesmos, numa rara, e quase coreografada, harmonia. De manhã, Marc apanha o primeiro comboio e combinam encontrar-se em Paris dentro de alguns dias sem trocarem contactos. Infelizmente, Marc acaba por falhar este encontro e, num acaso do destino, conhece Sophie (Chiara Mastroianni), sem saber que esta é irmã de Sylvie. E começa assim um triângulo amoroso que vai colocar em risco toda uma família.
Mr. Turner
Data de estreia: 25 de dezembro
Realizador: Mike Leigh
Sinopse: Os últimos vinte e cinco anos da vida do conceituado e excêntrico pintor britânico, J.M.W. Turner (1775-1851). Profundamente afetado pela morte do pai, amado por uma governanta que ele praticamente ignora e ocasionalmente explora sexualmente, Turner estabelece uma estreita relação com uma proprietária de uma pensão à beira-mar com quem vive incógnito em Chelsea, onde acaba por falecer. Ao longo destes anos, ele viaja, pinta, frequenta a aristocracia, visita bordéis, torna-se um artista estimado embora um pouco indisciplinado da Royal Academy of Arts, prende-se ao mastro de um navio para poder pintar uma tempestade, e é ao mesmo tempo reconhecido e desprezado pelo público e pela realeza.