O cinema universitário está em foco numa sessão integralmente dedicada às 4 curtas-metragens nomeadas para o Prémio Sophia Estudante da Academia Portuguesa de Cinema. Os filmes serão exibidos com a presença dos realizadores.
A sessão começa com a única animação que surge entre os finalistas. "A Claróia" é a primeira obra de Alicia Moreira e foi desenvolvida a partir do conto "The Shaft", de Nancy Kilpatrick, com o objetivo de tratar o tema da luminosidade.
"Irís", de Renato Arroyo, é uma curta-metragem dedicada a Iris Maria de Jesus, nascida em Moçambique, que ganhou o concurso de Miss Moçambique e Miss Portugal no ano de 1972.
Rita Ventura surge entre os finalistas com um ‘fashion film’ que se apropria da frase de Alfred Hitchcok, "Blondes Make the Best Victimins", e que foi filmado para complementar uma sessão fotográfica de moda.
Finalmente, vamos exibir "Snooze" de Dinis Leal Machado, a curta-metragem que recebeu o prémio Sophia Estudante e que narra, em tom cómico, uma história de amor e desamor muito contemporânea.
Irís, Renato Arroyo | Ficção | 20′
Universidade Lusófona
Durante a guerra das colónias ultramarinas portuguesas, Íris Maria, uma jovem portuguesa de 18 anos nascida numa pequena ilha de Moçambique ganhou os títulos de Miss Moçambique e Miss Portugal 1972.
Esta, é a sua história.
A Clarabóia, Alicia Moreira | Animação | 6′
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Uma jovem acaba de se mudar sozinha para a sua primeira casa. Esta tinha a ideia romântica de que as casas antigas tinham mais encanto, e não era o facto de não gostar daquela clarabóia e da luz e olhares que esta permitia passar, que a iriam fazer ceder.
Acabou por ter de enfrentar os seus medos e inseguranças no dia a dia nesse local que não se revelou ser o sonho que perseguia.
Blondes Makes the Best Victims, Rita Faria | Experimental | 2′
ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
A narrativa do projecto é contada e dividida em duas partes, a primeira numa sessão fotográfica e a segunda em vídeo.
A frase de Alfred Hitchcock "blondes make the best victims" inspira o filme, procurando representar um protótipo da mulher do cinema do realizador: loiras, frágeis, poderosas, podem revelar-se sofisticadas e sedutoras pela sua postura misteriosa e enigmática.
É um ‘fashion film’, com um lado muito cinematográfico, o que de certa forma contrasta com a representação da ‘mulher perfeita’ que estamos habituados a ver na moda.
Snooze, Dinis Leal Machado | Ficção | 14′
ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
Roberto é um adolescente que, depois do primeiro relacionamento amoroso terminar, tenta reconectar-se com a sua vida social para ocupar o tempo que dedicava à namorada.
Motivado por Jorge, um amigo da faculdade, inicia a procura por um novo amor através de uma aplicação de relacionamentos que irá mudar a sua vida.