12 Jan 2023 18:16
O filme semi-biográfico de Steven Spielberg "Os Fabelmans", a tragicomédia irlandesa "Os Espíritos de Inisherin" e o louco "Everything Everywhere All At Once" arrecadaram mais nomeações importantes na corrida aos Óscares que terão lugar a 12 de Março.
As três longas-metragens foram nomeadas na categoria de melhor elenco nos SAG Awards, do sindicato dos actores americanos, juntamente com "Babylon" e "A Voz das Mulheres".
A tragicomédia irlandesa, que conta o fim abrupto de uma amizade numa ilha imaginária nos anos 20, ganhou uma nomeação para melhor ator graças a Colin Farrell, recente vencedor do Globo de Ouro, pelo papel de um ilhéu perturbado.
Brendan Gleeson, Barry Keoghan e Kerry Condon também estão nomeados, mas como melhores secundários.
Outra vencedora do Globo de Ouro, Michelle Yeoh, estrela de "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo", está nomeada pelo papel como a exausta dona de uma lavandaria subitamente confrontada com a existência de universos paralelos.
Ke Huy Quan, Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu, que interpretam as outras personagens, também integram a lista.
Do lado de "Os Fabelmans", Paul Dano, que faz de pai de Steven Spielberg e assiste impotente ao colapso do seu casamento e à obsessão do filho pelo cinema, também está nomeado para um dos prémios da SAG, que terão lugar a 26 de Fevereiro.
Spielberg, que terça-feira recebeu o prémio de melhor realizador nos Globos de Ouro, é um dos nomeado para os DGA Awards, do sindicato de realizadores, pelo filme que se inspirou em grande parte na sua infância.
Os cineastas Martin McDonagh e Daniel Kwan, respectivamente de "Os Espíritos de Inisherin" e "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" também surgem na mesma categoria.
O trio irá enfrentar Joseph Kosinski ("Top Gun: Maverick") e Todd Field ("Tár") nos Prémios DGA, que terão lugar a 18 de Fevereiro.
Na quarta-feira, o gigante do streaming Netflix anunciou que transmitirá os Prémios SAG deste ano na sua página do Youtube. Em 2024, a cerimónia será emitida em direto na plataforma.
Isto irá posicionar os prémios do sindicato de actores americanos como um concorrente directo aos Globos de Ouro, que têm sido atormentados nos últimos dois anos por acusações de racismo, sexismo e corrupção.