25 Ago 2023

A Warner Bros. e a Legendary Pictures decidiram adiar para março do próximo ano o lançamento mundial anteriormente previsto para novembro da sequela do filme “Dune”, disse um porta-voz do estúdio na quinta-feira.

A decisão foi tomada porque os protagonistas não podem promover o filme durante a greve dos actores norte-americanos e constitui um choque para as cadeias de cinema que ainda tentam recuperar da pandemia de COVID-19. “Dune” era um dos filmes mais esperados do calendário de finais de 2023 e esperava-se que ajudasse o consumo de cinema durante o natal, um dos períodos mais lucrativos do ano.

“Dune: Parte Dois” vai agora estrear a 14 de março 2024, uma data que estava reservada para outro filme da Warner Bros. “Godzilla x Kong: O Novo Império”. O filme de monstros foi transferido para 11 de abril.

Outra consequência, o filme de animação “O Senhor dos Anéis”, previsto para abril, foi atrasado para dezembro do próximo ano.

“Dune: Parte Dois” é protagonizado por Zendaya e Timothée Chalamet numa sequela do filme de ficção científica baseado no romance de Frank Herbert publicado em 1965 sobre uma batalha intergaláctica para controlar um recurso precioso. A primeira parte, lançada em 2021, durante a pandemia, gerou 402 milhões de dólares nas bilheteiras mundiais.

As estrelas de cinema têm-se recusado a promover projectos futuros desde que o sindicato de actores SAG-AFTRA se juntou aos argumentistas em greve e abandonou o trabalho a 14 de julho.

A greve dos actores levou outros estúdios de cinema a ajustarem as datas dos filmes, na ausência de celebridades que possam promover os filmes nas passadeiras vermelhas ou nos talk shows televisivos.

A Sony Pictures alterou a estratégia de lançamento de “Dumb Money”, o filme inspirado na história de investidores comuns que enganaram as grandes empresas de Wall Street e enriqueceram com as acções da GameStop, uma empresa de venda de videojogos e produtos electrónicos.

Inicialmente prevista para 22 de setembro, a estreia norte-americana passou a obedecer a uma estratégia de lançamento mais gradual destinada a suscitar o interesse do público. O filme vai agora estrear num número limitado de ecrãs em Nova Iorque e Los Angeles, a 15 de setembro, antes de se expandir a todo o país a 6 de outubro.

A afluência global ao cinema em 2023 continua a ser inferior aos níveis anteriores à pandemia, apesar do grande impulso dado pelo frenesim deste verão em torno dos filmes “Barbie” e “Oppenheimer”.

Outros filmes importantes na programação de 2023 incluem “The Marvels” da Walt Disney, uma prequela da Lionsgate para “The Hunger Games”, e “Wonka”, outro filme da Warner Bros. que também é protagonizado por Chalamet.

A greve da Writers Guild of America (WGA), que começou a 2 de maio, encerrou a maioria da produção de programas de televisão com guião e algumas filmagens.

  • CINEMAX - RTP c/ REUTERS
  • 25 Ago 2023 11:07

+ conteúdos