24 Mai 2023 11:37
Com “Asteroid City”, apresentado terça-feira em competição em Cannes, o realizador americano Wes Anderson leva mais longe a sua receita de um estilo gráfico que só a ele pertence e uma galáxia de estrelas.
Desta vez, para além dos habituais, como Adrien Brody, Jason Schwartzman e Tilda Swinton, foram acrescentados novos membros à família Anderson: Tom Hanks, Steve Carell, Margot Robbie e Scarlett Johansson, que iluminaram as escadarias que levam ao Palácio dos Festivais. E esta é apenas uma parte dos nomes que surge nos créditos, tão longos como a lista telefónica de Hollywood.
O filme foi escrito durante a pandemia, disse Wes Anderson à AFP, “no meio do mais confinado dos confinamentos, onde não tínhamos a certeza de alguma vez sair – e penso que isso o influenciou”.
Rodado em Espanha, “Asteroid City” apresenta uma cidade deserta onde um grupo de jovens génios se reúne para um concurso de invenções interrompido pela irrupção de um extraterrestre. Os jovens são então confinados.
A história, reduzida ao mínimo, mistura-se com a de uma peça de teatro representada em Nova Iorque.
“Muitos dos actores tornaram-se meus amigos, mas são diferentes durante a rodagem”, diz o realizador. “Os actores reconhecem uns nos outros algo por que as pessoas normais não passam: ser aquele que todos vão observar. Isso tem um efeito estranho e interessante. Tornou-se parte da essência do filme.
Wes Anderson revelou que estava um pouco stressado por trabalhar com Tom Hanks: “Ele é um grande actor, mas também é uma grande estrela… É intimidante.”
“Mas a forma como ele faz as coisas no estúdio, quando sugerimos algo, é dizer: ‘Oh, sim, desculpa, devia ter pensado nisso. Encoraja-nos a melhorar, é-nos dada confiança por alguém que tem uma tal aura”.
Bill Murray, que participou em todos os filmes de Wes Anderson desde “Rushmore” (1998), não esteve presente nesta última longa-metragem: “Teve Covid três dias antes da rodagem, por isso substituímo-lo muito rapidamente pelo formidável Steve Carell”.
O filme será lançado em Portugal a 22 de junho.