joao lopes
6 Mar 2020 23:17
Desta vez, até mesmo o mercado brasileiro, muito dado a títulos mais ou menos delirantes, parece ter optado pelo bom senso: no Brasil, a nova produção Pixar, "Onward", foi lançada como "Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica". Entre nós, a solução não foi o literal "Em frente", nem o possível "Vamos em frente!". Resultado: "’Bora Lá".
O que interessa reter é o valor sintomático desta libertação (?) da linguagem. Dito de outro modo: o objecto cinematográfico passa a existir como mera interjeição injectada no quotidiano. Já não se pretende identificar uma obra, apenas se procura gerar um sobressalto sintático: ‘bora lá, isto não passa de um acontecimento sem importância…
Sintomático, insisto. Porquê? Porque o que está a acontecer excede, como é óbvio, a vulgaridade de um título: a Pixar, fábrica da linha da frente na história moderna dos desenhos animados, parece estar a sofrer os efeitos da sua própria rotina. No limite, "Onward" já não é exactamente um filme, mas uma colecção de sketches capaz de ilustrar a sofisticação técnica do estúdio — e pouco mais…
O ponto de partida não deixa de ser sugestivo. Estamos no interior de um mundo de seres de fábulas antigas (incluindo unicórnios…), "sobreviventes" da magia mais primitiva, mas já não há magia. Daí a saga dos dois irmãos, Ian (Tom Holland) e Barley (Chris Pratt): arriscando convocar os velhos poderes de transfiguração, esperam poder reencontrar o pai que já faleceu…
Como muitos outros filmes contemporâneos (muito para lá da animação), o trabalho de argumento assume-se como a proliferação de situações mais ou menos "espectaculares". Trata-se de repetir, em longa duração, aquilo que já está inscrito no trailer.
O arco temporal que liga a abertura ao final é, assim, preenchido por "diversões" redundantes, cada vez mais dependentes da futilidade dramática dos super-heróis ou dos efeitos visuais de um banal jogo de video. Nem sequer falta um dragão de pedra cuja indigência figurativa parece querer desmentir o requinte estético e narrativo que, com exemplos vários, associamos ao património da Pixar.