27 Dez 2019 23:17
O marketing dominante na quadra natalícia impôs a ideia (?) segundo a qual os filmes da época são obrigatoriamente infantis… Pois bem, o mínimo que se pode dizer de "Violeta" é que o público adulto tem à sua disposição um dos mais belos e complexos títulos lançados nos últimos meses no mercado português. É, além do mais, a confirmação do invulgar talento do russo Kantemir Balagov cujo filme anterior, "Tesnota/Closeness", ganhou a edição de 2017 do LEFFEST (nunca tendo chegado ao circuito das salas).
Dir-se-ia que estamos perante uma derivação do clássico "filme de guerra", já que se trata de evocar memórias da vida em Leninegrado (actual São Petersburgo) em 1945, pouco depois do fim dos combates da Segunda Guerra Mundial. Mais do que uma crónica social, Balagov procura um registo interior, por assim dizer, secreto, acompanhando as atribulações de Iya e Masha, interpretadas pelas espantosas Viktoria Miroshnichenko e Vasilisa Perelygina, respectivamente.
Tudo o que acontece a Iya e Masha é vivido pelo próprio filme como matéria de cinema — veja-se, ou melhor, escute-se a ambiência sonora cada vez que a estabilidade de Iya parece ameaçada por um retorno a factos demasiado perturbantes, como se a própria personagem se ausentasse das imagens em que, ainda assim, a continuamos a ver. Mais do que um cinema de "retratos" psicológicos, esta é uma arte de sugerir as dimensões mais secretas da identidade humana.