Rowan Atkinson: Johnny English a imitar Mr. Bean...


joao lopes
5 Out 2018 23:37

Não será preciso, por certo, um qualquer estudo científico para garantirmos que o nome do actor inglês Rowan Atkinson é ignorado por muitos espectadores, mesmo aqueles que mais o admiram. Porquê? Porque quase todos o identificarão como… Mr. Bean.

Compreende-se porquê. De facto, entre 1990 e 1995, Atkinson protagonizou a magnífica série de comédia da ITV em que o seu Mr. Bean protagonizava as mais delirantes atribulações, num registo que, de forma sugestiva, se aproximava das regras do cinema mudo. Agora, reencontrando-o em "Johnny English Volta a Atacar", não podemos deixar de dizer: isto não é Mr. Bean…

Que é, então? Pois bem, mais uma variação sobre uma personagem que parte do estereótipo do agente secreto 007 para construir um universo de caricatura e paródia em que Johnny English surge como um James Bond tão desastrado quanto burlesco.
É a terceira vez que Atkinson explora a personagem, depois de "Johnny English" (2003) e "O Regresso de Johnny English" (2011). E o esgotamento deste registo parece evidente. Há ainda um ou outro gag com algum invenção — fazendo lembrar, precisamente, as atribulações de Mr. Bean. No elenco surge até uma actriz tão talentosa como Emma Thompson (no papel de primeira-ministra britânica). O certo é que, além da crise de invenção, parece até faltar convicção.
Fica uma dúvida, de uma só vez narrativa e conceptual. A saber: como transpor um humor de raiz televisiva para um contexto especificamente cinematográfico? "Johnny English Volta a Atacar" é mais um projecto que tenta responder a tal interrogação, mas sem conseguir encontrar uma solução estimulante… Acontece aos melhores.

+ críticas