crítica
Jean-Pierre Melville em Nova Iorque
Em 1959, Melville encenava o seu próprio cinema "noir" em cenários nova-iorquinos — "Dois Homens em Manhattan" integra um ciclo de reposições de grandes momentos da história da produção francesa.

joao lopes
15 Jul 2018 20:00
"Dois Homens em Manhattan" não será um título habitualmente citado como exemplo fundador da Nova Vaga francesa. O certo é que as suas características formais — e também a sua colocação no ano de 1959 — lhe conferem um importante valor simbólico. Este foi, afinal, um filme "paralelo" aos mais conhecidos "O Acossado" (Jean-Luc Godard), "Os 400 Golpes" (François Truffaut) e "Hiroshima, Meu Amor" (Alain Resnais), todos lançados no mesmo ano.
Para o realizador Jean-Pierre Melville, tratava-se, afinal, de construir um universo narrativo claramente inspirado na tradição do "noir" americano. Estamos mesmo perante a saga nova-iorquina de um jornalista (interpretado pelo próprio Melville) e um fotógrafo (Pierre Grasset) que tentam decifrar um típico enigma daquele género de filmes, centrado no desaparecimento de um diplomata francês da ONU…
Através de um registo que combina a geometria da mise en scène com uma certa sensação de reportagem, sem esquecer o clima jazzístico da banda sonora (de Christian Chevallier e Martial Solal), Melville propõe, em última instância, uma parábola moral sobre o trabalho jornalístico e a sua deontologia — e não será preciso sublinhar a extrema actualidade temática de tal dispositivo.
Estamos, enfim, perante um exemplo de uma modernidade francesa, por assim dizer, já clássica. O filme de Melville é uma das primeiras reposições que, em grupos de quatro, vão pontuar a actualidade cinematográfica até ao mês de Outubro. Para já, além de "Dois Homens em Manhattan", é possível ver ou rever:
— "O Crime do Senhor Lange" (1936), de Jean Renoir.
— "Madame de…" (1953), de Max Ophüls.
— "Olhos sem Rosto" (1960), de Georges Franju.