crítica
O cinema preso no seu visual
Adaptando um romance do russo Nikolai Leskov, agora transferido para a Inglaterra rural de meados do século XIX, "Lady Macbeth" nunca consegue superar uma dimensão académica e decorativa.
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21 Jul 2017 1:31
Face a "Lady Macbeth", imediatamente reconhecemos que o seu ponto de partida é invulgarmente interessante. Trata-se de transferir para a Inglaterra rural de meados do século XIX o romance russo "Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk" (1865), de Nikolai Leskov: uma saga de paixão e traição, inocência e perversidade que esteve na base de uma ópera de Dmitri Shostakovich e um filme de Andrzej Wajda, respectivamente de 1934 e 1962.
É óbvio que estamos perante um objecto de muitas competências. O realizador William Oldroyd, um encenador teatral a estrear-se na longa-metragem, rodeou-se de um elenco de grande consistência, liderado por Florence Pugh, com contribuições técnicas acima da média (com inevitável destaque para a direcção fotográfica de Ari Wegner). Resta saber se um filme se pode reduzir a essa acumulação de componentes profissionais…