9 Ago 2019 23:46
Hoje que tanta se fala do poder das imagens (muitas vezes sem se falar de coisa nenhuma…), eis que surge um filme realmente centrado no inusitado poder que uma imagem pode conter. E, sobretudo, no modo como a sua circulação pode transformar as relações entre um pequeno grupo de pessoas.
Há, aqui, nomes por certo ignorados pela agitação mediática dos nossos dias, mas vale a pena registá-los: respectivamente como Rafi e Miloni, Nawazuddin Siddiqui e Sanya Malhotra são brilhantes na representação de uma proximidade afectiva e amorosa que, afinal, põe em causa as regras de coexistência dos mundos (muito) diferentes a que pertencem as personagens.
Já conhecíamos a subtileza emocional do cinema de Batra — através de "A Lancheira" (2013), mas também, por exemplo, de "Our Souls at Night" (2017), um belo melodrama rodado nos EUA com Robert Redford e Jane Fonda. "Fotografia" confirma a sua capacidade de dar conta de um universo marcado por uma infinidade de nuances culturais, ao mesmo tempo construindo uma ficção de apelo universal. Tudo isso através de um valor que muito cinema (dito) comercial passou a menosprezar: o pudor.