5 Jun 2014 0:18
A divisão de análise da indústria de media e entretenimento da PricewaterhouseCooper (PwC) divulgou hoje uma previsão de tendências para os próximos quatro anos. No estudo, a consultora norte-americana afirma que o volume de negócio gerado pelo consumo de cinema online, nos EUA irá ultrapassar as receitas da exibição tradicional em sala em 2018.
O relatório mostra que o crescimento rápido da receita de serviços de vídeo on-line como o Netfllix levará a que estes venham a superar a receita de bilheteira de cinema em 2018.
A previsão da PwC aponta para um aumento ligeiro nas receitas provenientes da venda de bilhetes de cinema para 11,4 mil milhões de dólares, em 2014, e que a taxa de crescimento anual será de 3,1% nos próximos anos, o que significa um valor de 12,5 mil milhões de dólares em 2018.
No entanto, a receita de serviços como o Netflix, em particular, está crescer a um ritmo muito mais rápido, de 3,3 mil milhões de dólares em 2013, para uma projeção de 10 mil milhões em 2018.
A isto há que somar as receitas de outros serviços como o iTunes, ou o Google Play, onde se paga para alugar ou comprar uma cópia digital de um filme ou programa de televisão, e atingimos uma previsão total de 14 mil milhões de dólares, em 2018, só nos EUA.
Este crescimento vai compensar a quebra nas vendas em suportes físicos que se tem verificado e que a PwC prevê que continue nos próximos quatro anos de uma receita de aluguer e venda de DVDs e Blu-ray de 12,2 mil milhões de dólares em 2013 para apenas 8,7 mil milhões, em 2018.