31 Jul 2023
“Barbie”, da Warner Bros, não mostrou sinais de abrandamento no segundo fim de semana nas salas de cinema e deverá arrecadar 215,2 milhões de dólares em receitas nas bilheteiras mundiais de quinta-feira a domingo, segundo as estimativas da empresa de análise Comscore.
O filme da realizadora Greta Gerwig, que conseguiu o fim de semana de estreia com maior bilheteira de um filme realizado por uma mulher, aproxima-se a passos largos de outra marca histórica: tornar-se o primeiro filme realizado por uma mulher a passar os mil milhões de dólares.
Desde a estreia a 21 de julho rendeu mais de 351 milhões de dólares nos EUA e no Canadá e quase 775 milhões de dólares mundialmente, segundo a mesma fonte.
O filme, que conta com Margot Robbie no papel principal e Ryan Gosling como o icónico namorado da Barbie, Ken, envia a boneca da Mattel numa aventura pelo mundo real.
Na semana passada, o fabricante de brinquedos registou um lucro surpreendente no segundo trimestre, na sequência do lançamento do filme, com o diretor executivo Ynon Kreiz a dizer aos analistas que a empresa iria expandir a linha de produtos relacionados com a “Barbie” durante o segundo semestre de 2023.
No encalço da Barbie, este fim de semana, esteve “Oppenheimer”, o filme histórico do realizador Christopher Nolan sobre o físico J. Robert Oppenheimer e a construção da bomba atómica, que rendeu cerca de 46,2 milhões de dólares de sexta-feira a domingo.
Os dois filmes juntos foram apelidados “Barbenheimer”, devido à relativa raridade de dois êxitos de bilheteira estrearem no mesmo fim de semana.
Oppenheimer, da Universal, faturou até agora 174 milhões de dólares nos EUA e no Canadá, e 400 milhões de dólares em todo o mundo.
Os filmes chamaram a atenção dos espectadores para o cinema numa altura incerta em Hollywood, duramente atingida pela Covid-19 e pela transferência de público para os serviços de streaming. Problemas a que se junta agora a paralisação conjunta de argumentistas e atores.
O Writers Guild of America, sindicato que representa os argumentistas, está em greve desde maio, enquanto o SAG-AFTRA – sindicato dos artistas e actores – entrou em greve no início deste mês. Ambos reclamam uma maior fatia dos rendimentos das plataformas digitais e regras que os protejam da utilização de inteligência artificial.
Atrás deste turbilhão ficou “A Mansão Assombrada”. O filme da Disney sobre a aventura de uma mãe e do seu filho que procuram descobrir o que está a assombrar a sua nova residência no sul dos Estados Unidos rendeu apenas 33,3 milhões de dólares nos primeiros dias de exibição nos cinemas norte-americano e foi claramente abafado pelos outros dois filmes.
BOX OFFICE MUNDIAL
Fim de semana (USD) | Total (USD) | ||||||
# | TÍTULO | TOTAL | RESTO DO MUNDO | EUA | TOTAL | RESTO DO MUNDO | EUA |
1 | Barbie | $215 200 000 | $122 200 000 | $93 000 000 | $774 502 851 | $423 100 000 | $351 402 851 |
2 | Oppenheimer | $118 618 000 | $72 418 000 | $46 200 000 | $400 388 430 | $226 328 000 | $174 060 430 |
3 | Creation of the Gods: Part I | $57 509 000 | $57 509 000 | – | $153 435 000 | $153 435 000 | – |
4 | Missão: Impossível – Ajuste de Contas – Parte Um | $42 425 000 | $31 700 000 | $10 725 000 | $448 533 033 | $309 300 000 | $139 233 033 |
5 | One and Only | $35 855 400 | $35 855 400 | – | $53 264 000 | $53 264 000 | – |
6 | A Mansão Assombrada | $33 300 000 | $9 100 000 | $24 200 000 | $33 300 000 | $9 100 000 | $24 200 000 |
7 | Chang An San Wan Li | $22 476 200 | $22 476 200 | – | $209 142 700 | $209 142 700 | – |
8 | Elemental | $19 500 000 | $16 100 000 | $3 400 000 | $395 283 672 | $250 300 000 | $144 983 672 |
9 | Talk to Me | $14 028 632 | $4 000 000 | $10 028 632 | $14 094 032 | $4 065 400 | $10 028 632 |
10 | Sound of Freedom | $12 409 300 | – | $12 409 300 | $148 972 065 | – | $148 972 065 |