17 Jun 2024
A sequela do filme de animação “Divertida-mente”, sobre as tribulações da adolescência, teve uma entrada estrondosa nas bilheteiras norte-americanas e somou 155 milhões de dólares no primeiro fim de semana de exibição, de acordo com projeções publicadas no domingo. Este resultado passa a ser o maior do ano, até agora, e ultrapassa os 82,5 milhões de dólares de “Dune: Parte 2” obtidos em março.
Nesta sequela do filme da Pixar e da Disney, a heroína Riley descobre um conjunto de novas emoções com a chegada da puberdade: a ansiedade, o tédio, o embaraço e a inveja. A adolescente relegou a aventura policial de ação “Bad Boys 4”, com Will Smith e Martin Lawrence, para o segundo lugar, com 112 milhões de dólares nas duas primeiras semanas.
No resto do mundo, a primeira onda de lançamentos de “Divertida-mente 2” obteve 140 milhões de dólares em 38 mercados, com a América Latina na liderança. Numa parte do mundo tradicionalmente forte para os filmes de público-alvo familiar, a longa-metragem animada arrecadou 61 milhões, com o maior fim de semana de estreia de sempre na Colômbia, e o segundo maior no México, Argentina, no conjunto de países da América Central, e ainda no Chile e Uruguai.
Os números são mais impressionantes tendo em conta que o Brasil, um dos maiores mercados da região, só lança o filme a 20 de junho.
Na Europa, onde ainda não chegou a grande parte dos países, “Divertida-mente 2” regista 42 milhões de dólares e um recorde de maior estreia de sempre na Turquia.
Tudo somado, a Pixar parece ter um sucesso em mãos e a indústria garante o primeiro sucesso de um verão que ameaçava ser um desastre após a receção tépida de “Furiosa”, “O Reino do Planeta dos Macacos” e “Profissão Perigo”.
As receitas combinadas do primeiro fim de semana de “Divertida-mente 2” chegam aos 295 milhões de dólares. Passa a ser a maior estreia mundial do ano, ultrapassando “Dune: Parte 2”.
Os 10 maiores mercados mundiais para o filme foram: EUA e Canadá ($155M), México ($30,2M), Coreia ($14,9M), Reino Unido ($13,9M), Alemanha ($8,1M), Filipinas ($6,7M), América Central ($6,3M), Austrália ($6,1M), Argentina ($5,5M) e Colômbia ($5,1M).
“Divertida-mente 2” estreia nas salas de cinema portuguesas a 11 de julho.