25 Nov 2024
A adaptação musical “Wicked” e o épico de ação “Gladiador II” faturaram 270,2 milhões de dólares em venda de bilhetes a nível mundial durante o fim de semana, um presente para as salas de cinema que se preparam para uma época festiva que preveem poderá bater recordes.
A robustez das receitas de bilheteira tranquilizou uma muito ansiosa Hollywood, que sofreu cortes de custos e despedimentos entre previsões sombrias sobre o futuro do cinema, à medida que os consumidores gravitam em torno dos serviços de vídeo em streaming.
“Cinéfilos e analistas de bilheteira estavam à espera deste fim de semana e ninguém ficou desapontado”, disse Chris Aronson, presidente de distribuição da Paramount Pictures.
“Wicked”, o primeiro de dois filmes da Universal Pictures baseados num musical da Broadway sobre as origens de “O Feiticeiro de Oz”, liderou as bilheteiras norte-americanas e mundiais. O filme arrecadou 114 milhões de dólares nos cinemas americanos e canadianos, mais 50,2 milhões de dólares nos mercados internacionais, num total global de 164,2 milhões de dólares.
Foi o maior fim de semana de estreia de um filme baseado num musical da Broadway, à frente da estreia mundial de “Os Miseráveis”, lançado pela Universal em 2012, segundo o estúdio.
“Gladiador II” arrecadou 106 milhões de dólares em todo o mundo, incluindo 55,5 milhões de dólares de vendas nos EUA. O filme da Paramount Pictures é a sequela do sucesso vencedor do Óscar de melhor filme há mais de duas décadas. O filme, lançado no último fim de semana fora dos EUA, teve um total de bilheteira de 221 milhões de dólares.
Os dois filmes foram apelidados de “Glicked” pelos fãs e renderam 169,5 milhões de dólares nos cinemas norte-americanos, ajudando a elevar a bilheteira do fim de semana para US$201,9 milhões. É o fim de semana de maior bilheteira na América do Norte desde a estreia em julho de “Deadpool & Wolverine”, segundo a analista Comscore.
Porém, “Glicked” ficou abaixo dos valores obtidos no frenesim da estreia simultânea de ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ que rendeu 245 milhões em julho de 2023, e mostrou que a indústria podia recuperar da pandemia e das greves dos argumentistas e atores nesse ano.
Ainda assim, os dois filmes deram um empurrão muito necessário às salas de cinema, após o fraco desempenho dos filmes de outono como “Joker: Loucura a Dois” e “Venom: A Última Dança”.
As cadeias de cinemas esperam bons resultados de outro grande lançamento, a animação “Vaiana 2” da Walt Disney, esta semana.
“É um tremendo catalisador para uma forte bilheteira em dezembro e no Ano Novo”, disse o Presidente e CEO da Associação Nacional de Proprietários de Teatros, Michael O’Leary.
As vendas de bilhetes de cinema nos EUA e no Canadá têm estado abaixo dos níveis pré-pandémicos, à medida que os cinemas se debatem com a concorrência do streaming e com as perturbações causadas pelas greves de Hollywood em 2023.
As contagens de domingo elevaram as vendas de norte-americanas de bilhetes de cinema no acumulado do ano para 7,3 mil milhões de dólares, uma queda de 10,6% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a Comscore.
Estúdios e proprietários de cinemas estão esperançosos que “Vaiana 2” levará no próximo fim de semana às vendas mais fortes do período de Ação de Graças da história – em valores não ajustados aos níveis de inflação.
Os analistas de bilheteira afirmam que as vendas de bilhetes desde o Dia de Ação de Graças até ao final do ano poderão ser as maiores da história do cinema na América do Norte. O recorde da época festiva de 2,5 mil milhões de dólares foi estabelecido em 2017, liderado pelo filme “Star Wars” “Os Últimos Jedi”.
“Wicked” é protagonizado por Ariana Grande e Cynthia Erivo e conta a história de uma estudante de magia incompreendida, de pele verde, que se torna a Bruxa Má do Oeste no mundo de Oz.
“Está envolto num conto de fadas, mas o objetivo é escavar a verdade real”, disse o realizador Jon M. Chu à Reuters na estreia do filme em Londres, quando questionado sobre o amplo apelo da história.
A Universal gastou cerca de 160 milhões de dólares para produzir o primeiro filme de “Wicked”, uma soma que não inclui as dezenas de milhões investidas em marketing, incluindo um anúncio no Super Bowl, o espaço publicitário mais caro do mercado.
O segundo filme “Wicked” tem lançamento previsto para novembro de 2025.
“Gladiador II” é protagonizado por Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington numa história de intriga política que se desenrola 16 anos após o filme original.
Outros filmes a estrear antes do final do ano, que deverão ter um bom desempenho nas bilheteiras, incluem “Mufasa: O Rei Leão”, da Paramount, “Sonic – O Filme 3” e “A Complete Unknown”, da Searchlight Pictures, com Timothée Chalamet no papel do músico Bob Dylan.