17 Abr 2023 17:52
Um total de onze longas-metragens foram seleccionadas para a Semana da Crítica de 2023, seis das quais de mulheres realizadoras. Sete irão competir sob o olhar de um júri presidido pela cineasta francesa Audrey Diwan (Leão de Ouro em 2021 em Veneza com "O Acontecimento").
"Temos uma selecção muito exigente de onze dos mil filmes recebidos que mostraram um regresso em vigor de certos países paralisados pela crise sanitária, como no Sudeste Asiático", explicou à AFP a delegada geral da Semana da Crítica, Ava Cahen.
Entre as descobertas estão um filme de estreia malaio ("Tiger Stripes", de Amanda Nell Eu), sobre "a liberdade e o desejo das jovens raparigas de brincar", e o primeiro filme jordano a ser seleccionado ("Inchallah a boy", de Amjad El Rasheed), sobre "uma empregada doméstica (…) que luta como uma leoa pela sua independência".
Apenas uma cineasta francesa está em competição (Iris Kaltenbäck para "Le Ravissement", um thriller psicológico sobre amizade feminina com Hafsia Herzi e Nina Meurisse). Os outros são exibidos fora da competição.
Juntamente com a Quinzena dos Cineastas, cuja selecção deverá ser revelada na terça-feira, a Semana da Crítica é uma secção paralela ao festival de Cannes, dedicada à descoberta de novos talentos através de primeiras ou segundas obras.
Muitos cineastas estabelecidos foram aí descobertos, desde Ken Loach (que fez o seu nome em 1970 com "Kes", e que este ano está a disputar uma terceira Palma de Ouro na competição oficial), até Julia Ducournau (Palma de Ouro com "Titanium" em 2021, depois de ter apresentado o seu filme anterior, "Grave", na Semana).
"Il pleut dans la maison", de Paloma Semon-Daï (Bélgica, França)
"Inshallah Walad" (Inchallah a boy), de Amjad Al Rasheed (Jordânia, Arábia Saudita, Qatar, França)
"Jam" (Sleep), de Jason Yu (Coreia do Sul)
"Levante" (Power Alley), de Lillah Halla (Brasil, França, Uruguai)
"Lost Country", de Vladimir Perisic (França, Sérvia, Luxemburgo, Croácia)
"Le ravissement", de Iris Kaltenbäch (França)
"Tiger Stripes", de Amanda Nell Eu (Malásia)
Sessões especiais
"Ama Gloria", de Marie Amachoukeli (França)
"Vincent doit mourir", de Stéphan Castang (França)
"Le syndrome des amours passées", de Anne Sirot e Raphaël Balboni (Bélgica, França)
"La fille de son père", de Erwan Le Duc (França)