26 Ago 2018 21:09
“Le Livre d’ Image”, o mais recente trabalho de Jean-Luc Godard (revelado em Maio, no Festival de Cannes), é o filme de abertura da nova temporada da Cinemateca Portuguesa — com o título português “O Livro de Imagem”, será exibido numa sessão especial, a 1 de Setembro, 21h30; a sua estreia ocorrerá em Outubro, com distribuição da Midas Filmes.
Eis dois outros destaques da programação:
— RITA HAYWORTH: no ano em que se assinala o centenário da actriz (1918-1987), será possível ver ou rever alguns dos títulos míticos de uma das figuras lendárias de Hollywood, a começar por “Gilda” (1946), de Charles Vidor (dia 3, 15h30).
— JEAN-MARIE STRAUB e DANIÈLE HUILLET: são autores de uma das obras mais radicais, e também mais fascinantes, do cinema moderno (ele completou 85 anos em Janeiro, ela faleceu em 2006, contava 70 anos); ou como o cinema nasce da verdade mais íntima da palavra, quer na sua dimensão filosófica, quer enquanto matéria poética — a começar, dia 3, 19h00, com “Sicília” (1999), seguido de “6 Bagatelas” (2004), curta-metragem de Pedro Costa organizada a partir de imagens não utilizadas na montagem do filme que Costa dedicou ao casal, “Onde Jaz o teu Sorriso?” (2001).
Ao longo do mês de Setembro, serão homenageados Joana Pimentel e António Loja Neves. Em sessões “in memoriam”, estarão também em destaque Milos Forman, Ermanno Olmi e Nelson Pereira dos Santos.
No dia 29, às 21h30, será projectado o filme soviético “À Beira do Mar Azul” (1933), de Boris Barnet, numa sessão que servirá também para o lançamento do primeiro volume dos “Escritos sobre cinema de João Bénard da Costa”.
No site da Cinemateca, o programa integral do mês, em formato pdf, está disponível para download.