6 Set 2016 23:41
Denis Villeneuve está a rodar a sequela do filme "Blade Runner", e por essa razão só chegou a Veneza quatro dias depois da exibição de "The Arrival: Primeiro Encontro", que está na competição oficial.
O realizador canadiano é, por estes dias, o homem de quem se fala, depois de ter conseguido provocar uma onda de interesse dos estúdios em Hollywood.
Denis Villeneuve, realizador do Québec, admite, numa entrevista ao CINEMAX, que depois de concluir a sequela de ‘Blade Runner’, que está actualmente a rodar na Hungria, precisa de uma pausa para ganhar perspectiva sobre o que tem feito.
Desde 2010, o cineasta assinou "Incendies – A Mulher que Canta", "Raptadas", "O Homem Duplicado", "Sicário", e agora faz duas incursões consecutivas no género da ficção científica, com "The Arrival" e a sequela de "Blade Runner".
Há muito tempo que Villeneuve é um apaixonado pela ficção científica, mas admite que é difícil encontrar histórias originais, e fugir da formatação em que a produção destes filmes parece ter caído, recorrendo aos arsenais de maquinaria e armamento e a histórias onde o público sabe quase sempre o que vai acontecer.
O realizador revela que o seu fascínio pela ficção científica chega ao ponto de ambicionar fazer um remake de "Dune", de David Lynch, e levou-o a desenvolver mais dois projetos que não estão prontos para filmar.
"The Arrival" é uma tentativa de encontrar uma alternativa, a partir de um conto que Villeneuve considera ser totalmente inovador e intelectualmente exigente. O filme sobre a visita de extraterrestres, não tem sequências de acção, não está recheado de efeitos espectaculares e nem tão pouco defende a tese de que os aliens são ameaçadores.
Denis Villeneuve sublinha que estas diferenças foram justamente os argumentos que permiram produzir o filme em Hollywood, garantindo uma total liberdade de movimentos de Villeneuve.
Sobre as rodagens de "Blade Runner 2" diz que não pode adiantar muitas novidades. Mas salienta que a escolha da Hungria para localizar as rodagens vai ter influência no filme, sobretudo do ponto de vista arquitetónico.
E não garante que tenha o final cut do filme: "a questão do final cut implica encontrar o melhor corte… eu não gosto muito de falar
disto e depois verei, mas a minha relação com as pessoas com quem trabalho é
muito forte e no final tomaremos a melhor decisão possivel. Dentro de um ano
direi se é o corte do realizador ou algo diferente"
A sequela de "Blade Runner" reúne no elenco Jared Leto, Ryan Gosling, Robin Wright e Harrison Ford. A estreia está prevista para 5 de Outubro do próximo ano.
"The Arrival" integra a competição do Festival de Veneza onde concorre ao Leão de Ouro, e tem estreia marcada para 10 de Novembro.