Saltar para o conteúdo principal

11 Out 2025

A atriz americana Diane Keaton, galardoada com um Óscar em 1978 pelo seu papel em “Annie Hall”, morreu na Califórnia aos 79 anos, disse um porta-voz da família à revista People no sábado. Não foram divulgados mais pormenores sobre as circunstâncias da morte.

Diane Keaton estreou-se em Hollywood em “Love and Other Strangers”, em 1970. A sua longa filmografia incluiu um papel em “O Padrinho”, no qual interpretou a mulher de Al Pacino, e numerosos êxitos de Woody Allen, de quem foi companheira, musa e atriz favorita durante muitos anos.

O seu papel principal na comédia romântica “Annie Hall” do realizador nova-iorquino valeu-lhe o Óscar de Melhor Atriz em 1978.

Seguiram-se mais três nomeações, por “Reds”, lançado em 1981, “Duas Irmãs” (1996) e “Alguém Tem Que Ceder” (2003).

A atriz continuou a atuar depois de completar 70 anos, aparecendo em “The Book Club”, em 2018, onde interpretou uma mulher reformada, e em “Poms”, em 2019.

Em entrevista à AFP por ocasião do lançamento deste último, Diane Keaton disse que não estava a pensar na velhice ou na reforma.

“E se nunca mais ninguém me chamar (para filmar), tenho muitos passatempos que me apaixonam para ocupar o meu tempo”, disse.

Nunca casada, mãe de dois filhos adotivos, disse também que não se arrepende de nada, incluindo da sua vida pessoal. “Acho que sou uma das raras mulheres solteiras da minha idade que fez filmes sem se casar, talvez eu seja uma anomalia?”, brincou a atriz, que teve longos casos amorosos com estrelas como Warren Beatty e Al Pacino. “Não sou infeliz”, concluiu.

Para o seu último papel no cinema, em 2024, Diane Keaton contracenou em “Summer Camp” com Kathy Bates e Alfre Woodard.

  • CINEMAX - RTP c/ AFP
  • 11 Out 2025 21:23

+ conteúdos