18 Ago 2023

O mais recente filme de animação do conceituado realizador japonês Hayao Miyazaki abrirá o festival de San Sebastian, em Espanha, a 22 de setembro, anunciaram os organizadores.

Será a primeira exibição na Europa de “O Rapaz e a Garça” (cujo título provisório era “Como se Vive?”). O regresso de Miyazaki à realização após dez anos de paragem no que será provavelmente o seu último filme sucede a “As Asas do Vento”, lançado em 2013.

“É a quarta vez que um filme do realizador japonês é programado no festival de San Sebastián, mas a primeira vez que fará parte da seleção oficial”, afirmaram os organizadores da 71.ª edição do evento, que decorre de 22 a 30 de setembro nesta cidade do País Basco espanhol, num comunicado de imprensa.

Miyazaki, 82 anos, fundou o Studio Ghibli em 1985 com o realizador Isao Takahata, falecido em 2018. Realizou uma dezena de longas-metragens, incluindo os famosos “Princesa Mononoke”, “O Meu Vizinho Totoro”, “Ponyo no Penhasco” e “A Viagem de Chihiro” (2001).

“O Rapaz e a Garça”, lançado em julho no país de origem, passa-se no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Um rapaz chamado Mahito deixa Tóquio com o pai e muda-se para o campo após a trágica morte da mãe. Aí, conhece uma garça cinzenta que o transporta para um mundo fantástico, onde gradualmente descobre o mistério da morte da mãe e a história da sua família.

Este ano, o Festival de San Sebastián conta também com a presença do realizador francês Robin Campillo, que após o êxito de “120 Batimentos Por Minuto” regressa com “L’Île Rouge”, um filme sobre a colonização francesa em Madagáscar, lançado no início do ano em França.

Também em competição estão os argentinos María Alché e Benjamín Naishtat, com “Puan”, Martín Rejtman, com “La Pratique” e o realizador americano Raven Jackson com “All Dirt Roads Taste of Salt”.

O festival prestará homenagem ao ator espanhol Javier Bardem, a quem será atribuído um prémio honorário, embora a sua presença não esteja confirmada devido à greve dos atores de Hollywood.

  • CINEMAX - RTP c/ AFP
  • 18 Ago 2023 10:45

+ conteúdos