29 Ago 2020 14:25
A personagem de do Rei T’Challa/Black Panther transformou-o numa estrela global dos filmes de super-heróis: o actor norte americano Chadwick Boseman faleceu no dia 28 de Agosto, na sua casa de Los Angeles, vítima de cancro do cólon — contava 43 anos.
A doença de Boseman tinha sido diagnosticada em 2016. O actor nunca se referiu publicamente à sua situação clínica. Segundo declaração da família, ao longo da rodagem dos seus últimos filmes, foi submetido a "inúmeras cirurgiais e quimioterapia".
— Chadwick Boseman (@chadwickboseman) August 29, 2020
O seu filme mais recente lançado no mercado português (através da Netflix) foi "Da 5 Bloods – Irmãos de Armas" (2020), de Spike Lee: Chadwick interpreta o soldado que morreu em combate, surgindo em "flashbacks" das cenas com os quatro companheiros de armas que regressam ao Vietname.
Muitos analistas de Hollywood consideraram a sua encarnação de T’Challa um momento decisivo na diversificação da produção americana e, em particular, na visibilidade dos actores afro-americanos em todos os géneros, incluindo o filme de super-heróis. Interpretou a personagem em quatro títulos: "Capitão América: Guerra Civil" (2016), "Black Panther" (2018), "Vingadores: Guerra do Infinito" (2018) e "Vingadores: Endgame" (2019).
Em qualquer caso, o reconhecimento artístico de Chadwick começou através da interpretação de personagens verídicas: o jogador de baseball Jackie Robinson em "42" (2013), de Brian Helgeland; o cantor James Brown em "Get on Up" (2014), de Tate Taylor; e o advogado e activista dos direitos civis Thurgood Marshall em "Marshall" (2017), de Reginald Hudlin.
Terminara a rodagem de "Ma Rainey’s Black Bottom", adaptação da peça homónima de August Wilson, contracenando com Viola Davis, sob a direcção de George C. Wolfe — produzido pela Netflix, o filme ainda não tem data de lançamento.