Morreu o intérprete do “Homem Elefante”
"O Expresso da Meia-Noite" e "O Homem Elefante" transformaram-no num actor conhecido das plateias de todo o mundo — o inglês John Hurt faleceu aos 77 anos de idade.
Prestigiado actor inglês, versátil tanto em cinema como em televisão, John Hurt faleceu na sua casa de Cromer, Norfolk, no dia 27 de Janeiro — nascido em Shirebrook, Derbyshire, completara 77 anos no passado dia 22.
Com uma longa carreira iniciada no começo da década de 60, acumulando mais de centena e meia de títulos, tornou-se uma figura muito popular graças à sua participação em "O Expresso da Meia-Noite" (1978), de Alan Parker — o filme valeu-lhe uma nomeação para o Oscar de melhor actor secundário. Voltou a ser nomeado, desta vez na categoria de melhor actor, pela sua interpretação em "O Homem Elefante" (1980), de David Lynch — embora com uma caracterização dominada pela deformação física da personagem, o seu trabalho de composição impunha-se através de uma invulgar subtileza.
Nunca ganhou um Oscar, tendo sido distinguido com um Globo de Ouro por "O Expresso da Meia-Noite". Nos BAFTA (cinema britânico) foi consagrado quatro vezes, três delas pelas suas interpretações em "The Naked Civil Servant" (actor, 1975) "O Expresso da Meia-Noite" (actor secundário, 1978) e "O Homem Elefante" (actor, 1980); em 2012, recebeu um BAFTA honorário pela sua "notável contribuição" para o cinema britânico.