-
Richard Roundtree
-
, 1942-2023
25 Out 2023
O ator americano Richard Roundtree, considerado o “primeiro herói de ação negro” pelo seu papel em “Shaft”, de 1971, morreu esta terça-feira aos 81 anos, informou a Imprensa.
Conhecido por abrir novas portas aos atores negros, Richard Roundtree morreu junto da família “após uma curta luta contra um cancro no pâncreas”, noticia o site especializado Deadline.
O filme “Shaft”, no qual interpretava o detetive privado homónimo John Shaft, foi um enorme sucesso quando estreou e esteve na origem de várias sequelas e séries.
Passados mais de cinquenta anos, Richard Roundtree continuava a aparecer no ecrã, designadamente na série “Cherish the Day” e na comédia “Moving On”, em 2022.
“O trabalho e a carreira de Richard serviram de ponto de viragem para os protagonistas masculinos afro-americanos no cinema”, disse o seu agente Patrick McMinn em comunicado à publicação Variety.
“Shaft” é considerado um filme de culto e o fundador do género “Blaxpoitation”. Este género dos anos 70 foi por vezes aclamado por ter melhorado a imagem dos afro-americanos nos Estados Unidos, embora os seus detratores afirmem que apenas reforçou certos estereótipos.
“Eu via-o como uma faca de dois gumes”, disse Richard Roundtree sobre “Shaft” à rádio NPR em 2019.
“Mas tantas pessoas, de todo o país, e até de todo o mundo, vieram ter comigo e disseram-me o que aquele filme significava para elas em 1971”, acrescentou.
“A desvantagem foi que fiquei limitado durante algum tempo e depois trabalhei arduamente para estabelecer um lado diferente na minha forma de atuar”, testemunhou o ator.