Morreu Tchéky Karyo, ator de “Nikita” e “O Urso”
O ator francês nascido em Istambul morreu aos 72 vítima de cancro.
Tchéky Karyo
, (1953-2025)
“Valérie Keruzoré, sua esposa, e os seus filhos têm a tristeza de anunciar o falecimento de Tchéky Karyo, vítima de um cancro, nesta sexta-feira, 31 de outubro”, indica um comunicado da família transmitido à AFP.
Nascido em Istambul em 1953, Tchéky Karyo tornou-se conhecido do grande público no final dos anos 80 ao interpretar o papel principal em “L’Ours”, grande sucesso de bilheteira com quase nove milhões de bilhetes vendidos em França, onde interpretou um caçador tomado pelo remorso.
Em 1990, o ator de olhar penetrante e queixo quadrado repetiu o sucesso ao interpretar o papel ambíguo do agente recrutador de “Nikita”, uma temível assassina profissional interpretada por Anne Parillaud diante das câmaras de Luc Besson.
A carreira deste poliglota, que dominava o francês, o inglês, o espanhol e o árabe, começou no cinema de autor francês em 1982, diante da câmara de Chantal Akerman para “Toute une nuit” e diante da de Eric Rohmer em 1984, em “Les Nuits de la pleine lune”.
A sua filmografia eclética levou-o a trabalhar com Jean-Pierre Jeunet em “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001) e aproximou-o de cineastas estrangeiros, nomeadamente o brasileiro Walter Salles (“Terra Estrangeira”, 1995), ou o americano Ridley Scott em “1492: Cristóvão Colombo”, ao lado de Gérard Depardieu.
Tchéky Karyo também teve uma longa carreira nos palcos.