15 Mar 2020 17:36
A 73ª edição do maior certame cinematográfico do mundo, o Festival de Cannes, vai ou não realizar-se? Em boa verdade, não há qualquer resposta oficial a tal pergunta, mas a revista "Le Point", em artigo de Jérôme Béglé, publicado sábado, dia 14, noticia que o festival , agendado para 12/23 de maio, "não se realizará".
Como é sabido, as medidas de contenção do novo coronavírus estão a afectar todos os eventos do género. Tal como acontece um pouco por toda a parte, o governo francês continua a tomar medidas no sentido de interditar as concentrações de pessoas, ainda que em reduzido número, num mesmo espaço — e como recorda o artigo de "Le Point", a sala Lumière do Palácio dos Festivais tem 2300 lugares.
Isto sem esquecer que é durante o festival de cinema que o município de Cannes acolhe o maior número de visitantes. A estatística de 2019 é eloquente: para lá dos profissionais das equipas dos filmes exibidos, houve cerca de 5.000 jornalistas a acompanhar o certame e mais de 12.000 profissionais no Mercado do Filme, provenientes de 121 países.
Embora a revista apoie as suas informações em palavras de um elemento (não identificado) do Conselho de Administração do festival, não há qualquer comunicação sobre a decisão a tomar. Entretanto, aguarda-se a realização da já confirmada conferência de imprensa de 16 de abril, oficialmente prevista como o momento de divulgação da selecção oficial — segundo "Le Point", esse será o dia de anúncio da não realização do festival.