12 Mai 2024
O realizador e produtor americano Roger Corman, conhecido pelos muitos filmes que produziu a ritmo acelerado e com baixo orçamento, morreu aos 98 anos, informa a imprensa americana.
Segundo a a família, o realizador morreu quinta-feira na sua casa em Santa Mónica, Califórnia.
Roger Corman realizou e produziu centenas de filmes de género de baixo orçamento a partir da década de 1950.
“A sua lendária capacidade de esticar cada dólar permitiu-lhe conceber e criar rapidamente filmes de época e épicos de ficção científica com orçamentos que não cobririam os custos de alimentação de uma filmagem de estúdio moderna”, refere a sua biografia no site dos Óscares.
“Graças ao seu engenho, à energia sem limites e ao profundo amor pelo cinema, Roger Corman fez mais filmes do que qualquer outra pessoa”, acrescenta a mesma fonte.
É-lhe atribuída a descoberta de alguns dos maiores nomes do cinema, incluindo Martin Scorsese, Robert De Niro e Francis Ford Coppola.
Entre os títulos que produziu, “Velozes e Furiosos” (1954), “Dementia 13” (1963) e “Big Bad Mama” (1974) estão entre os mais conhecidos.
Nascido em Detroit (Michigan), fez o seu caminho em Hollywood, começando como estafeta na 20th Century-Fox e, mais tarde, como argumentista.