

Rita Azevedo Gomes vence competição internacional no FIDMarseille
A realizadora portuguesa conquista o principal prémio do festival francês de cinema com uma obra experimental que cruza referência literárias e filosóficas.
A realizadora portuguesa Rita Azevedo Gomes venceu a Competição Internacional da 36.ª edição do FIDMarseille – Festival Internacional de Cinema de Marselha, com o filme “Fuck the Polis”. O certame francês, reconhecido pela sua aposta no cinema de autor e na experimentação formal, terminou no domingo, 13 de julho.
Com argumento da cineasta e da escritora Regina Guimarães, “Fuck the Polis” é descrito como uma viagem poética e visual entre as ilhas gregas, protagonizada por Irma que, vinte anos após acreditar estar condenada por uma doença terminal, regressa à Grécia acompanhada por quatro jovens. Através de deslocações de ferry, leituras, danças, músicas e reflexões, o filme mistura elementos da mitologia helénica com referências literárias e filosóficas.
Além de “Fuck the Polis”, Portugal esteve representado no FIDMarseille com mais duas obras: “Bulakna”, a primeira longa-metragem de Leonor Noivo, acompanha a realidade de mulheres filipinas em contexto de migração laboral forçada; e “Complô”, documentário de João Miller Guerra, sobre a figura do rapper e ativista Ghoya.