Saltar para o conteúdo principal

17 Nov 2025

Como resumir os 45 anos de carreira de Tom Cruise num discurso de quatro minutos? É uma “missão impossível”, disse o realizador Alejandro Iñárritu no domingo, quando Hollywood homenageou a estrela de cinema com um Oscar honorário.

Iñárritu, que dirigiu Cruise num filme sem título com estreia prevista para outubro do próximo ano, apresentou a estrela de “Top Gun” e disse que o seu talento vai além das acrobacias perigosas pelas quais se tornou famoso.

“Não é a distância que ele corre, ou a altura que ele salta”, disse Iñárritu. “É a precisão com que ele decide mover-se, esses pequenos ajustes.”

Estatuetas honorárias do Oscar foram entregues a Cruise e a outros três selecionados pelo Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, norte-americana.

Cruise, de 63 anos, quatro vezes nomeado para um Oscar, nunca ganhou o prémio. Foi agora distinguido pelo trabalho em filmes como “Top Gun” e “Missão: Impossível”, numa altura em que também se tornou um proeminente defensor da indústria cinematográfica, que enfrenta a concorrência do streaming e das redes sociais.

Ao receber o prémio, Cruise falou sobre como ver filmes no cinema o impressionava quando era criança. “De repente, o mundo era muito maior do que aquele que eu conhecia”, disse a uma plateia de celebridades que incluía Steven Spielberg, Leonardo DiCaprio e Ariana Grande. Revelou ter aceitado todos os trabalhos que pôde para ganhar dinheiro e comprar bilhetes de cinema.

“Sempre farei tudo o que puder para apoiar esta forma de arte e defender novas vozes, para proteger o que torna o cinema poderoso, espero que sem muitos ossos partidos», disse o ator, provocando risos. Cruise partiu o tornozelo durante as filmagens de uma cena de ação em 2017.

“Fazer filmes não é o que eu faço. É quem eu sou”, acrescentou Cruise.

A gala também homenageou Dolly Parton com o Prémio Humanitário Jean Hersholt pelos seus esforços em ações de beneficência, incluindo a fundação de uma biblioteca que já forneceu mais de 300 milhões de livros para crianças. A atriz e cantora aceitou o prémio por vídeo.

Foram ainda homenageados na mesma noite a atriz e coreógrafa Debbie Allen e o cenógrafo Wynn Thomas.

  • CINEMAX - RTP c/ LUSA
  • 17 Nov 2025 19:12

+ conteúdos