No tribunal, discutindo o divórcio de Viviane Amsalem: um caso particular com apelo universal


joao lopes
12 Mar 2015 15:58

Há qualquer coisa de simultaneamente enigmático e deslumbrante quando um filme consegue colocar em cena uma particularíssima situação, enraizada num universo cultural específico, simbolicamente muito distante do nosso, gerando um efeito universal e universalista. "Gett: O Processo de Viviane Amsalem" é um desses filmes — o relato minucioso, minuciosamente obsessivo, de um caso de divórcio em Israel, capaz de desencadear ondas de choque em qualquer espectador de sensibilidade realmente disponível (o filme chega às salas depois da sua passagem na Judaica).

A situação envolve um inusitado dramatismo. Tudo se passa em torno de Viviane Amsalem e do marido Elisha. De facto, eles já não vivem juntos há três anos — e durante esse período, a mulher tem insistido para que o marido lhe conceda o divórcio. E é disso mesmo que se trata: sem a concessão do homem, o divórcio não pode ser decretado, uma vez que a tradição (legislativa e religiosa) confere ao marido o poder único de aceitar ou não a consumação do divórcio.
Há outra maneira de descrever esta dinâmica: tudo se concentra no espaço do Tribunal Rabínico, a ponto de "Gett" ser um filme que vive a partir de uma radical teatralidade. Neste sentido: no interior daquelas quatro paredes, desenvolve-se uma acção em que o peso da tradição — e das palavras que a sustentam — vai ser posto à prova pelo confronto desigual entre a vontade individual da mulher e o poder simbólico do homem. Em última instância, na austeridade formal de "Gett", assistimos à luta de Viviane para que as suas palavras possam ser postas em pé de igualdade com a lei sustentada pelo marido.
E não é todos os dias, de facto, que deparamos com um filme capaz de colocar em cena uma situação deste teor, evitando qualquer facilidade descritiva ou mesmo panfletária, porventura "feminista". A realização dos irmãos Ronit Elkabetz e Shlomi Elkabetz — sendo também Ronit Elkabetz a notável intérprete de Viviane — sabe estar atenta às mais delicadas manifestações das emoções humanas, ao mesmo tempo expondo o modo como um "banal" divórcio pode envolver o peso de toda uma imensa herança histórica. Por alguma razão, "Gett: O Processo de Viviane Amsalem" se transformou num verdadeiro fenómeno de debate no interior da sociedade israelita.

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