Comédias, documentários, cinematografias diversas: Sundance revela a programação
O festival regressa às montanhas de Utah para a primeira edição após a morte do cofundador Robert Redford.
A próxima edição do festival, que terá lugar de 22 de janeiro a 1 de fevereiro 2026, em Park City, nas montanhas de Utah, será a primeira desde a morte, em setembro, do seu cofundador, o ator e realizador Robert Redford.
“Creio que vai ser um ano de celebração e um ano muito especial”, disse à AFP a diretora de programação do Sundance, Kim Yutani.
Este ano, a comédia terá um lugar importante na programação, afirma ela, com destaque para o filme “The Invite”, da realizadora Olivia Wilde, sobre um casal que janta com vizinhos misteriosos.
As estrelas de “Mad Men”, Jon Hamm e John Slattery, também se reencontram na comédia “Gail Daughtry and the Celebrity Sex Pass”.
Na seleção, a longa-metragem “The Gallerist” reúne a atriz Natalie Portman e Jenna Ortega. O filme acompanha a epopeia de uma galerista desesperada que quer vender um cadáver na famosa feira de arte contemporânea Art Basel, em Miami.
Enquanto a indústria cinematográfica luta para se recuperar de crises sucessivas, desde a revolução do streaming até a pandemia da Covid-19 e as greves em Hollywood, a participação de personalidades famosas é um voto de confiança no cinema independente, segundo o responsável pela programação, John Nein.
Quase todos os 90 filmes apresentados serão estreias mundiais, selecionados entre 16 mil candidaturas de 164 países. Mais de 40% serão primeiras obras, salientam os organizadores.
A seleção também dá destaque a filmes produzidos fora da América do Norte, como a longa-metragem britânica “Extra Geography”, o australiano “Leviticus” e o cipriota “Hold Onto Me”.
A programação de documentários também é rica, com produções de todo o mundo, incluindo candidatos sérios ao Oscar.
“Kikuyu Land”, sobre a corrupção no Quénia, estará em exibição, assim como “Hanging by a Wire”, que conta a corrida frenética para salvar crianças suspensas num teleférico preso numa região montanhosa do Paquistão.
Este será o último festival a ter lugar em Sundance. A organização considera que o evento cresceu para lá da capacidade de Park City . Em 2027, mudam-se para a cidade de Boulder no estado vizinho do Colorado, onde vão encontrar melhores condições logísticas e económicas.