29 Ago 2016 22:58

Gene Wilder, protagonista de filmes de Mel Brooks como "Balbúrdia no Oeste" e "Frankenstein Júnior" (ambos de 1974), faleceu no dia 28 de Agosto, na sua casa de Stamford, Connecticut, devido a complicações decorrentes da doença de Alzheimer — contava 83 anos.

De seu nome verdadeiro Jerome Silberman, começou no teatro e na televisão, tendo dado entrada na produção de Hollywood em 1967, com dois filmes particularmente importantes na reconversão dos padrões clássicos: "Bonnie e Clyde", de Arthur Penn, e "O Falhado Amoroso" (título original: "The Producers"), comédia de Mel Brooks sobre uma atribulada produção da Broadway que lhe valeu uma primeira nomeação para os Oscars (na categoria de actor secundário).
Mel Brooks viria a ser determinante na definição da sua identidade cinematográfica, voltando a dirigi-lo em duas comédias de sucesso lançadas em 1974: "Balbúrdia no Oeste", uma paródia aos westerns, e "Frankenstein Júnior", delirante reinvenção dos filmes de terror sobre o médico, Dr. Frankenstein (era essa a personagem de Wilder), que no seu laboratório cria um monstro humano. Este último valeu-lhe a sua segunda e última nomeação para um Oscar, partilhada com o próprio Brooks, desta vez na categoria de argumento adaptado.


Antes, em 1971, Wilder já tinha interpretado o papel de Willy Wonka, na versão assinada por Mel Stuart de "Charlie e a Fábrica de Chocolate" (lançado entre nós como "A Maravilhosa História de Charlie"), e também um médico apaixonado por… uma ovelha em "O ABC do Amor" (1972), de Woody Allen.
Wilder também experimentou a realização, estreando-se com "As Aventuras do Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes" (1975). Foi com tal estatuto que conseguiu um dos seus maiores sucessos, "A Mulher de Vermelho" (1984), uma comédia romântica em que contracenava com Kelly LeBrock — o filme ganhou um Oscar, para melhor canção, atribuído a Stevie Wonder por "I Just Called to Say I Love You".
Na fase final da sua carreira, trabalho sobretudo em televisão. O seu derradeiro título para cinema foi "Outra Vez Tu?" (1991), uma comédia de Maurice Phillips, coprotagonizada por Richard Pryor. Dedicou-se também à escrita literária, tendo publicado o seu último romance, "Something to Remember You By", em 2013.
  • cinemaxeditor
  • 29 Ago 2016 22:58

+ conteúdos