12 Abr 2014 14:42
Os primeiros meses de 2014 confimaram a tendência de descida no consumo de cinema nas salas que teve início em 2011.
Desde então, o mercado nacional perdeu 25% dos espectadores, passando de 16,5 milhões de bilhetes vendidos (2011), para 12,5 milhões, em 2012. Este ano, concluídas as contas do primeiro trimestre, deram entrada nas salas de cinema menos 170 mil pessoas, um saldo negativo de 6% em comparação com o mesmo período de 2013.
Dois títulos saídos da mais recente colheita dos Oscars dominam a tabela dos mais vistos de 2014, até ao momento.
"O Lobo de Wall Street" foi visto por 246.675 espectadores e "12 Anos Escravo" segue por perto com 240.217 bilhetes vendidos.
A maior deceção, por agora, é "Capitão America: O Soldado de Inverno" – o primeiro candidato a blockbuster, e que está a ter ótimos resultados de bilheteira na América do Norte, falhou nas salas portuguesas ao estrear com uns fracos 38 mil espectadores (abaixo, por exemplo, de "Monuments Men – Caçadores de Tesouros", com 41 mil espectadores).
Cinema Português
As indefinições recentes no apoio à produção estão a refletir-se agora na quantidade de novos filmes portugueses em exibição.
Dos seis títulos estreados no primeiro trimestre, três são co-produções assinadas por estrangeiros e filmadas fora do território nacional e só duas longas-metragens de fição com nomes portugueses chegaram às salas.
A melhor foi "Sei Lá", a adaptação do romance de Margarida Rebelo Pinto realizada por Joaquim Leitão e produzida por Tino Navarro, com 21.533 espectadores. Outro produto com objetivos comerciais, "Eclipse em Portugal", do produtor e realizador Alexandre Cebrian Valente, ficou pelos 11 mil.